
Estima-se que existam mais de 33 mil empresas com mais de 100 funcionários no Brasil, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015, além de mais centenas de milhares de instituições como cooperativas, fundações e associações sem fins lucrativos, dentre outras, que contam ou deveriam contar com um Conselho de administração ou Consultivo.
De olho nesse mercado, a Atlas Governance, startup de governance tech, focada na automatização da gestão de conselhos e comitês, realizou uma segunda rodada de investimentos para a expansão de seu portal.
O valor, de aproximadamente R$ 1,5 milhão, foi captado de um grupo seleto formado por 21 investidores, entre eles, Leonardo Pereira (ex-presidente da CVM), Wilson Amaral (ex-CEO da Gafisa), Paulo Camargo (CEO do McDonalds America Latina), Diego Stark (Managing Director do fundo Southern Cross) e Julio Sergio Cardozo (ex-CEO Ernest & Young). Os recursos serão destinados à ampliação da equipe, criação de novos produtos e em estratégias de retenção de customer success, um dos grandes diferenciais da empresa, que em um ano conquistou 35 clientes de grande porte – sem ter perdido nenhum até o momento – e tem expectativa de chegar a mais de 180 até o final de 2019.
Os investidores, todos conselheiros ativos no mercado, apostam na simplicidade de uso, segurança e no preço acessível do Atlas Governance, para ganhar espaço em uma área promissora. “Nosso software permite que as informações possam ser acessadas instantaneamente em qualquer dispositivo, a qualquer hora e em qualquer lugar. Nós automatizamos e trazemos agilidade à gestão e administração de toda a rotina de Conselhos e Comitês, desde o agendamento da reunião até o monitoramento da implementação do que foi nela decidido. Economizamos um tempo relevante dos conselheiros e da equipe de governança”, destaca Eduardo Carone, sócio-fundador e CEO da Atlas.
Essa economia de tempo já vem sendo aproveitada por empresas como Riachuelo, Cyrela, Shopping Iguatemi, CVC Turismo, Even, Triunfo Participações, Direcional Engenharia e Hospital Sabará, que aderiram à ferramenta. Estimativas de mercado indicam que conselheiros desperdiçam até três horas por mês acessando materiais, atas e outros documentos que hoje não são disponibilizados de forma centralizada e indexada para busca.
O executivo, que atuou como conselheiro em 22 empresas de diferentes portes, avalia o potencial deste mercado em R$ 1 bilhão só no Brasil, entre conselhos de administração e dos comitês de empresas privadas, públicas, fundos de pensão, bancos, instituições sem fins lucrativos, associações e cooperativas.
Um dos pontos mais relevantes da solução, baseada em SaaS, é o investimento em segurança. Todos os dados são criptografados no ambiente da Microsoft Azure Cloud Computing e a Atlas realiza constantemente testes de invasão e análise de Código em seu sistema. A Atlas também é 100% aderente às 10 práticas estabelecidas pela OWASP (Open Web Application Security Project) – “OWASP Top Ten”
Os pacotes de uso partem de R$ 24 mil ao ano para um grupo de 25 usuários, decrescendo conforme o volume de usuários cresce.
Principais usos da Atlas Governance
A plataforma tem como espinha dorsal a simplicidade de uso e o design, com um dashboard personalizado para cada usuário, que engloba desde reuniões a últimas atualizações realizadas por usuários no sistema.
· Blue Book – ferramenta para combinar todos os documentos da pauta, de qualquer extensão, em um único arquivo PDF, com marca d’água em todas as páginas, tornando a leitura instantânea e segura;
· Fast Notes – possibilita tomar notas privadas ou exportá-las para se tornarem atas, com apenas um clique;
· Sync – Convida e atualiza todos os convites de todos os membros do conselho pelo Outlook ou outro cliente de e-mail do usuário. Mantém todos os conselheiros com a agenda em dia;
· Action – converte decisões em ações em três passos (quem, o quê, quando);
· Projects – Acompanha o andamento de projetos estratégicos aprovados pelo conselho;
· Votes – cria votações online e registra digitalmente os votos, integrando-os com atas de reuniões;
· Performance – permite acompanhar a performance individual de participantes em conselhos e projetos;
· Quick meeting – cria e convoca reuniões em menos de 3 minutos;
· Subscribers – mantém os “assinantes” atualizados em tempo real sobre qualquer ação ou projeto;
· RSVP – confirmação de presença de participantes em comitês ou comissões de forma automática e integrada com o Outlook;
· Knowledge Base – solução para arquivar documentos, regimentos, acordos, políticas e outros arquivos de interesse.
0 comentário