* Por Caio Nogueira
A definição de Startup se refere a um modelo de negócios de crescimento escalável, que alcança grandes lucros em um curto período de tempo. Porém, manter uma Startup não é tão simples como seu conceito, uma vez que o mercado se modifica a todo momento e você precisa estar constantemente atento às tendências e inovações para não ter uma surpresa desagradável e acabar se perdendo na concorrência. Por isso, aplicar estratégias de marketing digital no seu negócio, é de extrema importância para manter um crescimento sustentável dos seus lucros.
Se você quer aumentar seus investimentos nesse modelo de negócios, mas tem dúvidas sobre como crescer sua Startup de maneira sustentável, confira nosso artigo e saiba como as estratégias de marketing digital podem te ajudar nisso.
Qual a importância do marketing digital para as Startups?
Ter presença digital é fundamental para qualquer Startup atualmente, pois, de acordo com a pesquisa We Are Social 2018, 4 bilhões de pessoas ao redor do mundo já estão conectadas na internet e pelo menos 3 bilhões acessam mensalmente suas redes sociais, o que significa que esses são ótimos canais para entrar em contato com seu público.
Além disso, um estudo da Mind Miners revelou que 56% dos entrevistados usa as redes sociais para compartilhamento e coleta de experiências sobre marcas e produtos, tendo influência direta na escolha de um serviço e na decisão de compra.
Agora imagine se nesse contexto de público ativo em que há tanto monitoramento e comentários sobre a sua empresa, você não está preparado para receber um feedback ou melhorar suas imagem online?
Por isso, o marketing digital é essencial no seu negócio, mas para manter sua Startup em um crescimento sustentável, não basta apenas investir na criação de um site, deixá-lo disponível no servidor e esperar os resultados surgirem, sem nenhum planejamento. Boa parte das Startups que falham é por conta de ter um marketing mal elaborado. Portanto, é necessário ir além: ter presença e ser referência no meio digital.
As estratégias do marketing digital envolvem uma segmentação correta do seu público, a mensuração de todas as ações e o planejamento de estratégias para constante ascensão do negócio e reforço de imagem da sua marca – seu branding.
Veja algumas vantagens de aplicar o marketing no seu negócio:
Baixo custo
Um dos principais benefícios do marketing digital para as Startups é o seu baixo custo, principalmente se comparada às mídias tradicionais. Isso porque os investimentos na comunicação online possibilita muitas plataformas, softwares e redes sociais a um preço baixo e até mesmo gratuitas.
O marketing digital permite identificar o público da sua Startup
A presença nos diversos canais em que seu público está, as estratégias de marketing digital e a coleta, registro e análise de todos os dados da sua persona permite que você esteja constantemente reavaliando o perfil comportamental dela, entendendo as particularidades das suas necessidades, fazendo um estudo além do seu perfil demográfico.
Você ainda pode usar isso para identificar as dúvidas comuns do seu cliente, perfis semelhantes de potenciais clientes e sempre encontrar oportunidades para reestruturar seu serviço a fim de oferecer um mais adequado à sua persona.
Fortalece as relações com seu público
Com as inovações tecnológicas, a relação empresa-cliente não é mais uma ação sem respostas. O cliente com fácil acesso às plataformas de avaliação de serviços é proativo e quer compartilhar suas experiências com outras pessoas.
Por isso, é importante que você atue com o marketing digital estando presente em todos os canais que sua persona está, entendendo suas dúvidas e feedbacks, mas principalmente, respondendo-as.
Além disso, você pode atuar com técnicas de inbound marketing, como a produção de conteúdo em artigos, podcasts ou vídeos para oferecer informações relevantes ao seu cliente. Nesse caso, mesmo que o retorno imediato não seja o lucro, o resultado é que você agrega valor à sua Startup e fideliza os clientes.
Melhora o posicionamento da sua Startup no mercado
Com a atuação em todos os canais de forma integrada, você fortalece a imagem que sua Startup quer passar para o público. Além de ela se tornar mais conhecida para a sua audiência, as estratégias de mídia paga e/ou orgânica e a solução das dúvidas dos seus prospects, leads e clientes cria uma “ boa reputação” até mesmo para pessoas que nunca utilizaram seu serviço.
Aumenta a competitividade
A presença digital não serve apenas para se comunicar com sua audiência, mas também para monitorar e analisar o que sua concorrência está fazendo, que ações estão tomando, como as pessoas estão reagindo, o que falta neles e o que você pode oferecer de diferencial. Abuse disso.
O marketing digital aumenta seu retorno sobre os investimentos
Com as diversas plataformas e ferramentas de marketing digital para a análise das suas estratégias, você consegue mensurar cada resultado e identificar de quais áreas estão vindo o maior retorno, onde vale mais a pena investir, onde está sua maior audiência etc.
Acompanhando as métricas e rastreando de onde vêm os melhores resultados, você pode otimizar seus anúncios e entregar exatamente o que um potencial cliente busca, aumentando as chances dele adquirir seu serviço.
Assim você tem maior controle do dinheiro investido na Startup e tem acesso aos dados da ferramenta que possibilitam previsões para oportunidades de investimento.
É menos invasivo
Um dos problemas que os clientes mais reclamam sobre o marketing tradicional é o quanto ele pode ser invasivo e irritante em suas abordagens. No marketing digital você não precisa correr esse risco, pois você pode entrar em contato com sua persona através do canal mais adequado para ela, além de ela também ter a liberdade de pesquisar sobre a sua marca ou chegar até sua Startup por conta própria.
Isso gera uma boa experiência para o seu público, pois leva em consideração a perspectiva do consumidor, como se ele te desse a “permissão” para contactá-lo, garantindo que você entre em contato com pessoas que já tiveram um mínimo de interesse nos seus serviços.
Sem limites
Se você está mirando no crescimento internacional, a presença digital tem essa enorme vantagem: não existem barreiras geográficas para você expandir seus negócios e você pode alcançar uma pessoa em qualquer parte do mundo usando as estratégias certas.
Com tantas vantagens, deu para visualizar as possibilidades de investir no marketing digital para manter um crescimento sustentável na sua Startup?
Se você ainda tem alguma dúvida, deixe seu comentário.
Cofundador da UpSites, uma empresa especializada em criação de sites, apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que conectem pessoas e objetivos. Eu habito o mundo do design, da interação, da programação e das vendas online, sempre pensando não só na tecnologia, mas em como impactar as pessoas e melhorar cada vez mais a comunicação entre nós.
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