Se você acompanha o blog da Delivery Much, já conhece o conceito de empreendedorismo digital e compreende como este modelo de negócios funciona . Mas talvez uma dúvida ainda persista: vale mesmo a pena empreender online?

Para ajudá-lo na tarefa de decidir se este é o tipo de negócio para você, vamos analisar mais a fundo o setor.

Primeiramente é preciso esclarecer que o empreendedorismo digital não se restringe ao desenvolvimento de aplicativos ou à construção de sites. Um ótimo exemplo disso são as franquias online. Além representarem um negócio testado e validado, as franquias podem ser administradas de forma remota, eliminando a necessidade de um endereço ou estrutura física.

As principais vantagens deste modelo são o custo inicial mais baixo, a quebra das barreiras geográficas, a escalabilidade e a flexibilidade. Se você quer se dedicar agora na construção de um negócio de sucesso, é preciso conhecer algumas estratégias e estar atento às tendências para 2019.

1 – Números do empreendedorismo virtual

Analisar os números de um setor é fundamental para ter conhecimento do terreno em que se está pisando. Para entender melhor o comportamento do consumidor brasileiro no ambiente online, confira alguns dados divulgados pela Adnews.

  • A aquisição de produtos e serviços online deve movimentar mais de R$ 270 bilhões no Brasil em 2020.
  • O crescimento das compras online deve chegar a 18% em 2019 e 17% em 2020.
  • As compras via smartphone devem aumentar 35% em 2019 e 34% em 2020, somando R$ 103 bilhões.
  • Dois dos principais motivos relatados pelos brasileiros para o aumento de seus gastos online foram a conveniência na hora de comprar (63%) e o aumento no número de plataformas de comércio online (32%)

Como já dissemos anteriormente, o mundo online faz parte da nossa realidade e é difícil pensar que possamos trilhar o caminho inverso rumo à desconexão. Mesmo os negócios tradicionais, que criaram raízes e cresceram no ambiente offline, já entenderam há bastante tempo que o potencial do ambiente online não pode ser menosprezado. Portanto você, que planeja dar seu primeiro passo como empreendedor neste meio e está se preparando para isso, já pode se considerar em um lugar privilegiado do grid de largada.

2 – Estratégias de sucesso

As estratégias para um negócio de sucesso no ambiente online são totalmente inversas às de um negócio offline, certo? Errado.

De maneira geral, a maior diferença entre um negócio digital e um tradicional está no nível das operações. Em outras palavras, os conhecimentos necessários para fazer um negócio dar certo são os mesmos para todos.

É claro que os riscos e níveis de complexidade podem mudar drasticamente de um negócio para o outro – seria muito simplista comparar uma loja de bairro e um grande player do mercado online e não levar isso em conta. Mas pense que, no nível de gestão (de marketing, finanças, recursos humanos e projetos), os conhecimentos necessários são, em linhas gerais, os mesmos.

Para nortear você neste primeiro momento, separamos abaixo alguns pontos aos quais você precisa estar atento:

  1. Avalie todas as oportunidades antes de investir em um nicho de mercado
  2. Pesquise, conheça a história de outros empreendedores e evite investir no escuro.
  3. Seu cliente vem em primeiro lugar, então esteja sempre atento as suas necessidades.
  4. Monte uma equipe eficiente – seja ela de 1 ou 1000 funcionários.
  5. Aposte no marketing digital: ele fará toda a diferença no impulsionamento do seu negócio.

3. Tendências para 2019

Separamos abaixo as tendências de consumo, mudanças de mercado e tecnologias que podem inspirar o seu negócio. Acompanhe:

Consumo

O que você quiser, na hora que você quiser. Esta é a lógica do consumo on demand (ou consumo por demanda). Podemos dizer que este ele é o resultado da união de tecnologias disruptivas com o desejo de proporcionar a melhor experiência de consumo para o cliente.

A internet foi a grande facilitadora da expansão deste modelo. Com o aumento da busca dos usuários por conteúdos cada vez mais personalizados, as empresas passaram a se reinventar para se adaptarem a esta nova realidade. O resultado? Além de surgirem novos aplicativos que disponibilizam conteúdos e serviços por demanda (filmes, séries, músicas…) todos os dias, vemos empresas tradicionais, como as de TVs a cabo, incluírem serviços on demand nos seus catálogos na tentativa de reterem seus clientes. Prova de que esta tendência veio para ficar.  

Com uma rotina cada vez mais acelerada, esta é a forma que muitos brasileiros encontram para consumir produtos alimentícios. Como o nome diz, o consumo é feito em movimento e, em nome da dinamicidade e da funcionalidade, dispensa os aparatos tradicionais envolvidos em uma refeição (como mesas e cadeiras, no caso de um restaurante).

Mais uma forma de consumo que surgiu com o objetivo de facilitar a nossa rotina. Os serviços de delivery vêm conquistando cada vez mais brasileiros nos últimos anos – principalmente aqueles relacionados ao setor de alimentação.

Os números comprovam: segundo estudo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em 2018 o delivery de comida atingiu 117 milhões de pessoas. Ou seja, 56% dos brasileiros utilizaram o serviço de entrega para pedir um lanche, almoço ou jantar. Um prato cheio para quem deseja investir no empreendedorismo virtual neste setor.

4. Mudanças de mercado

  • Migração para o interior

Esta tendência vai contra um movimento forte até alguns anos atrás. Ao invés de vermos os empreendedores buscando as capitais para darem início aos seus negócios, o interior vem sendo a opção de muitos para começarem um empreendimento.

A lógica de cidades interioranas é diferente das cidades grandes, e apresenta diversos benefícios, como a construção de uma base mais fiel de clientes, custos de implementação mais baixos e um espaço maior para expansão, ao contrário do mercado saturado das grandes capitais.

  • Home office

O trabalho remoto já é a realidade de muitos brasileiros – e, se você decidir ser um empreendedor virtual, logo será a sua realidade também. Os benefícios deste modelo justificam o crescimento do interesse pelo trabalho realizado de casa: aumento da produtividade, redução de custos com estrutura física e burocracias e melhora da qualidade de vida, apenas para citar alguns. Para que o sistema funcione, é necessário investir no uso de ferramentas que auxiliem a gestão do negócio e a comunicação entre os membros da equipe.

Tecnologia

  • Inteligência Artificial

Esta é uma tecnologia em consolidação no mundo todo, mas seu potencial é inegável. Serviços como reconhecimento de voz e imagem ou de identificação de padrões de comportamento são exemplos que já fazem parte da nossa realidade. E o investimento neste setor é alto: os gastos globais com tecnologia cognitiva e sistemas de inteligência artificial devem somar US$ 52 bilhões até 2021 de acordo com estimativa da consultoria IDC.

Quem está começando o seu negócio agora também pode utilizar a inteligência artificial em tarefas administrativas, por exemplo. O uso de chatbots é um ótimo exemplo tanto do uso quanto da evolução que este sistema apresentou nos últimos anos. Mesmo se você não optar por empreender em um setor que trabalhe diretamente com IA, é importante entender que ela  terá um papel fundamental na próxima onda da inovação.


Ivanir França é Jornalista, Roteirista, Cineasta e atual analista de conteúdo da Delivery Much. Pós-graduado em cinema e graduando em História.

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