Uma das principais análises sobre o ambiente empreendedor brasileiro:
Um estudo global
O estudo da Endeavor Brasil e da SAP, em parceria com a UNCTAD (ONU), reúne dados de diversos relatórios internacionais como: Banco Mundial, Global Entrepreneurship Monitor, Fórum Econômico Mundial e Organização das Nações Unidas (ONU), entre outros.
Compare o ambiente empreendedor do Brasil com outros 9 países
Para estabelecer uma comparação com o Brasil, foram selecionados países com níveis similares de desenvolvimento: Rússia, Índia, China e África do Sul (representando os BRICS), somados a Chile, Argentina e México (da América Latina), além de Turquia e Estados Unidos (por ser referência em empreendedorismo no mundo).
35 indicadores em 6 pilares:
– O Observatório analisa 35 indicadores, baseados em seis pilares para se criar um país mais empreendedor, estabelecidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE): ambiente regulatório, mercado, acesso a capital, inovação, capacitação e cultura.
As contradições do Brasil em dados:
– Enquanto o Brasil é o quarto maior mercado dentre os dez países comparados, ele se posiciona em último lugar em relação à carga de regulamentação governamental.
– Um número maior de brasileiros vê o “empreendedorismo como carreira desejável” se comparado aos outros nove países.
– Apesar da vontade de empreender, somos o terceiro pior no ranking de educação e preparo, com nota 2,4 (em uma escala de zero a dez) em “número de alunos no ensino superior”.
O post Observatório do Empreendedorismo aparece em Endeavor.
0 comentário