Startup desenvolvedora do Zumpy – app que conecta pessoas dentro de uma rota em comum – participou de projeto de inovação do Sebrae

Projetado para uso em smartphones nas versões Android e iOS, o aplicativo de caronas Zumpy, tem como objetivo reduzir a quantidade de veículos nas ruas e os custos de transporte, facilitando a locomoção de pessoas com o mesmo destino. Atualmente, a ferramenta já conta com mais de 180 mil usuários e tem nota 4.7 na AppStore, tendo conquistado prêmios internacionais. De acordo com o empresário André Andrade, a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu por causa dos problemas de mobilidade urbana que as grandes cidades enfrentam. “Os custos dos engarrafamentos já ultrapassam 10% do PIB do Brasil, e somente em São Paulo e Rio de Janeiro, o prejuízo já ultrapassa R$ 140 bilhões ao ano. Além disso, 70% dos gases poluentes emitidos nas grandes cidades são causados por veículos automotores”, destaca André.

Depois de comprovar, por meio de pesquisas, que cerca de 70% dos veículos particulares se locomovem somente com o motorista, e que 80% dos deslocamentos nas cidades são rotineiros, como o caminho para o trabalho e posteriormente para casa, a startup resolveu criar uma solução. “Em um primeiro momento, tivemos dificuldade para desenhar uma interface que fosse intuitiva o suficiente para conectar pessoas com rotas compatíveis. Depois, o desafio foi o investimento nas ferramentas de segurança fundamentais para o engajamento em transporte compartilhado”, explica o empreendedor. O empresário explica que o Sebrae foi um parceiro fundamental para o desenvolvimento do aplicativo. “Com os recursos recebidos por meio do edital de licitação, conseguimos investir em melhorias na interface, desenvolver a ferramenta de cálculo da redução de emissão de poluentes e contratar equipe de desenvolvimento. Tenho convicção que sem o apoio do Sebrae, o Zumpy não estaria no nível de desenvolvimento que está hoje, e provavelmente o projeto não existiria”, reforça André Andrade.

8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Como a inovação e a tecnologia estão transformando a sociedade e quais promessas elas oferecem para o futuro, do acesso à saúde ao papel do trabalho. Esses temas estarão em debate durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que acontece em São Paulo, nos dias 10 e 11 de junho. A iniciativa, resultado de uma parceria entre Sebrae e CNI, vai reunir líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros para discutir os impactos da revolução digital sob diferentes perspectivas e quais estratégias países e empresas têm adotado para avançar na corrida tecnológica. O Congresso deve reunir um público de mais de 4 mil pessoas que poderão acompanhar 65 palestrantes de 12 diferentes nacionalidades, que vão participar de 28 paineis de debates, palestras e pitchs de inovação.

Além disso, o evento vai anunciar os grandes vencedores do Prêmio Nacional de Inovação. O objetivo da premiação, realizada pelo Sebrae e pela CNI, é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de empresas em prol da agenda da inovação e gestão da inovação. Entre os 1.746 projetos inscritos, 54 finalistas concorrerão, em quatro categorias, a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital de Inovação da Indústria, além da participação em imersões internacionais em ecossistemas de inovação.

 Assessoria de Imprensa Sebrae 

Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder