
* Por Exame.com
Consumidores que foram alguma vez nos últimos dois meses ao shopping Metrô Tucuruvi, na zona norte da cidade de São Paulo, logo se depararam com filas que davam voltas em um canto do segundo andar subterrâneo. O motivo, no entanto, não era um evento específico ou um novo filme americano em cartaz, mas uma loja em que os clientes levam todos os produtos para casa de graça.
Esse é o modelo da A primeira unidade foi aberta no shopping Metrô Tucuruvi em junho e já distribuiu mais de 52.000 produtos a 17.000 clientes únicos.
Até agora, os mais de 2,4 milhões de frequentadores mensais do shopping puderam retirar gratuitamente latas da cerveja Stella Artrois, da Ambev, o desodorante Rexona, da Unilever, lâminas de barbear da BIC, potinhos de creme da Luminesce, marca da americana Jeunesse, biscoitos e cereais da Nestlé e batons da Eudora, marca do Boticário.
O empreendimento foi idealizado pelo empresário curitibano Ernesto Vilela, que também é dono da Samplify, empresa-mãe da Mimoo e focada na distribuição de produtos para ações de empresas clientes, mercado chamado de marketing de experimentação.
A Samplify tem contrato com 3.000 redes varejistas em 200 cidades para distribuir as amostras grátis das empresas, e a empreitada da Mimoo surgiu dentro da empresa como um experimento de uma loja própria para produtos de diferentes vertentes.
O sistema da Mimoo, assim como a da Samplify, é baseado em dados, de modo que as empresas podem, por exemplo, decidir oferecer determinado produto a um perfil específico de cliente — o desodorante da Rexona, por exemplo, não ficou disponível para homens no aplicativo.
As empresas parceiras, por sua vez, contratam a Mimoo para distribuir seus produtos na loja com objetivo de divulgar a marca entre os clientes do shopping, além de fazer alguma ação específica ou testar a receptividade de um produto novo.
“A pessoa vai até a loja atraída pelos produtos grátis, e consegue encher uma cesta de produtos que não necessariamente iria até alguma outra loja comprar”, diz Vilela. “Mas se o cliente experimentar o produto e gostar, tem chances de lembrar sempre da marca e continuar comprando.”
Popularidade
Para pegar os produtos na Mimoo, o cliente precisa baixar o aplicativo de descontos Zipz e, por lá, verifica quais produtos estão disponíveis para retirada naquele dia. Em seguida, é preciso reservar o produto e, no mesmo dia, ir até a loja retirá-lo.
A retirada dura o dia inteiro, mas, para fazer a reserva, é preciso ser rápido. O estoque dos produtos é limitado, e, por meio de um servidor do Google, Vilela “abre” ou “fecha” a reserva de produtos ao longo do dia. É comum que as unidades disponíveis para reserva naquele dia se esgotem em poucas horas — ou mesmo em minutos.
* Por Carol Oliveira para Exame.com.
0 comentário