
Esse é um conteúdo oferecido por: 
A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.
Aprendizados da mentoria coletiva Programa Gerdau Builders: se inspire no bate-papo com Pedro Chiamulera, mentor e empreendedor Endeavor da Clearsale.
Gerar conexões que transformem pessoas e negócios: esse é o pilar que configura o programa Gerdau Builders, um programa Scale-Up da Endeavor em parceria com a Gerdau. Por meio das trocas, provocações e insights vindos de mentores da Endeavor e executivos da Gerdau, os empreendedores das nove Scale-Ups selecionadas têm o apoio, aceleração e networking para construir um negócio de impacto e crescer de forma sustentável.
Dedicadas ao setor de Construção Civil para moradia, as Scale-Ups que fazem parte do programa são: Brasil ao Cubo, Gabster, Hyperion, Stant, Autodoc e 1m2; e além delas, Boomera, Plataforma Verde e Molécoola completam os participantes dessa edição do programa com soluções para o Meio Ambiente e reciclagem. Um momento inspirador da mentoria coletiva do programa Gerdau Builders você confere abaixo: uma lição de empreendedorismo e resiliência com Pedro Chiamulera, Empreendedor Endeavor da Clearsale.
“Eu adoro fazer isso porque é uma troca onde eu aprendo mais do que ensino” afirma Pedro Chiamulera sobre o papel que assume na turma como mentor. Ele e a família, formada por 10 irmãos, cresceram com veia empreendedora apurada desde cedo, inspirados pelo pai. Pedro conta que foi atleta até os 33 anos, e traça um paralelo entre seus aprendizados com o esporte e as habilidades necessárias para ser um empreendedor de impacto.
Resiliência é habilidade-chave
Pedro estudou nos EUA, foi esportista profissional e competiu em vários lugares, mas nas Olimpíadas de Atlanta viveu o Day1 da sua vida: “lá eu fui o melhor, e isso me deu impulso para empreender. Foi onde eu aprendi o verdadeiro valor de se jogar na vida. Pra mim, ser atleta ou esportista e empreender têm um elo em comum: o de não desistir fácil com os desafios que você enfrenta ao longo da sua trajetória. Por outro lado, antes dessa vitória eu falhei, e caí numa competição em Barcelona. Eu ouvi muitos lamentos de diversas pessoas dizendo que eu havia perdido uma oportunidade única, mas para mim a oportunidade do erro trouxe resiliência. Tudo na vida traz ensinamentos.”
Sua paixão pelos softwares culminou em 2005, após um freelancer que realizou para o Submarino e a importante contratação de um gestor de TI para a sua empresa. Quanto à aventura de empreender, Pedro sintetiza a função em uma sentença: “ser destemido nessa carreira não pode superar a responsabilidade de pagar as contas no final do mês. Você tem que se arriscar, mas prezar pela competência e clareza entre você e seus sócios e parceiros é uma tática para alinhar o time todo. Se vocês não caminharem juntos, em algum momento as coisas desandam e isso atrapalha não apenas a sua saúde, mas a saúde da sua empresa e até da sua família.”
Pedro e os empreendedores presentes construíram então uma lista de valores imprescindíveis para ser e se fortalecer como empreendedor!
Habilidades e valores essenciais para empreender
- adaptabilidade
- resolução de problemas
- resiliência
- coragem
- criatividade
- ser cativante
- flexibilidade
- desenvolver o poder de criar conexões
- ser um bom vendedor
- perfil unstoppable (não parar pelos obstáculos)
- liderança
- confiabilidade
- ser um visionário / um louco / otimista
- assumir riscos
- se munir de inspiração
- prezar pela integridade
- ser apaixonado pelo que faz
A história da Clearsale
Após essa imersão em valores e qualidades empreendedoras, Pedro aproveita para trocar com as Scale-Ups presentes um pouco da história da Clearsale, e adianta: “nossa empresa é pautada em propósito. Eu botei todos os meus ovos na cesta da Clearsale porque aquilo fazia sentido para mim.”
Mitigar as fraudes provendo tecnologia para os clientes é um dos objetivos principais da Clearsale, mas ele disse que a virada da empresa se deu quando eles introduziram o valor da Liberdade no negócio: “se eu prover apenas tecnologia para o cliente, ele vai acabar fazendo besteira e existem muitos players no mercado. Se a variável fraude-não-fraude não for certeira, não há modelo estatístico e AI que vá funcionar porque existem zilhões de cenários que constituem as fraudes. A partir desse momento da empresa, a importância de ter sócios parceiros trabalhando junto com você ficou clara pra mim. A genialidade do Bernardo Lustosa, meu sócio e Empreendedor Endeavor, esclareceu o nosso horizonte: se a gente, como empresa, não fizer a análise e a busca da variável sim ou não, nós não conseguiríamos fazer o melhor serviço. Foi então que paramos de vender um serviço, ou apenas a tecnologia e passamos a vender o resultado final. Essa tal liberdade foi a inovação e diferencial da Clearsale.”
Escala sustentável da empresa
“Nossa assertividade nos fez expandir mercado para os EUA, e a criatividade enraizada de ser brasileiro diferenciou a empresa no exterior. Os americanos são muito pragmáticos, e a qualidade criativa e empreendedora do brasileiro nos traz o fazer acontecer com a escassez, isso faz a diferença. Estamos internacionais, prestando serviços para bancos inclusive, e esse cenário é bem desafiador. Mas uma coisa eu digo para vocês: antes da lucratividade, a gente teve a grande preocupação de gerar confiança nos clientes e usuários finais. Eles pensam em como fazer dinheiro, e a gente pensa em como podemos resolver problemas porque somos fiéis aos valores que a gente preza.”
O turnover dos clientes e dos funcionários da Clearsale é quase zero, e o pragmatismo dos americanos trouxe o aprendizado de mirar no lucro também, lá na ponta, não apenas em aprimorar a operação: “é tudo uma coisa só, se atente a cada etapa que constitui o ciclo da sua empresa, porque se você for fiel aos valores, do início ao fim, o crescimento é equilibrado e alicerçado.”
A sociedade da Clearsale foi acordada além do dinheiro e das participações: “internamente, o mais importante para nós é o valor humano. Queremos que as pessoas que estão com a gente participem da história da empresa, e por mais que o resultado financeiro dite os rumos, o propósito é o que vai fazer a construção sustentável em longo prazo. A dinâmica dentro da sua empresa precisa estar respaldada em transparência, e os dois sócios da Clearsale têm perfis totalmente diferentes. O Bernardo é mais sério, tem pulso firme, introvertido. Eu já sou extrovertido, pilhado, e falante. A mistura é contrastante, mas é o que traz a diversidade que a gente precisa para seguir em frente.”
A transformação digital e os desafios da nova era
Como inovar e criar um ecossistema mais rápido e eficiente, aliando tecnologia para equilibrar a agilidade e quebrar os limites entre a tecnologia, o serviço ou produto e o cliente final? Pedro lembra que a transformação digital traz esse desafio, mas frisa que não são as máquinas, os algoritmos, ou os softwares: são os seres humanos que transformam produtos, mindsets e realidades. A revolução da agilidade na era digital depende de como será construído a confiança com o usuário final, e não apenas com seus stakeholders e clientes.
Para finalizar, Pedro enfatiza: “respeite a cultura geral da sua Scale-Up e as diferenças de cada ser humano que constitui seu time.”
O mundo digital precisa da pluralidade porque um time igual não avança.
“Se você não respeitar as relações, suas particularidades e riquezas, sua empresa não vai se sustentar. Ou a governança está alinhada a toda estrutura da corporação, ou os ruídos vão ficar cada vez mais evidentes.”
Checklist de aprendizados
- A autossabotagem é real e perigosa: não a ignore, lide com ela. Esse é o melhor caminho.
- Faça o tempo agir a seu favor: ele é cruel, ou você agarra as oportunidades quando elas aparecem, ou segue perdendo tempo.
- Aprenda a ver o erro como oportunidade para superar seus limites.
- O valor humano em ser transparente faz a lei da ação e reação ser transparente com você também.
- Não se separa o valor do indivíduo e do empreendedor: seja fiel ao que você acredita.
- Se pergunte sempre: o que te mobiliza? É isso que vai te manter no foco.
- Pessoas talentosas se esforçam naturalmente em dar resultados. Se você preza por fazer as coisas certas, vai recrutar as pessoas certas.
0 comentário