O Office Hours foi um dos temas abordados em 2018, o painel é uma simulação do que acontece de verdade nos Encontros de Investidores e teve a dinâmica conduzida por Cassio Spina, presidente fundador da Anjos do Brasil, com a participação de investidores da rede que compartilham suas percepções em relação ao pitch apresentado pelas startups com base em sua experiência e ponto de vista como investidor. A Lá Vem Bebê e a Unpark foram as startups que participaram do painel em 2018, após apresentarem seus pitches, os empreendedores ouviram as dicas e perguntas dos investidores.
O raciocínio lógico das perguntas dos investidores é explicado por Cassio Spina, que como mediador do painel, ressalta a importância de entender a fundo cada um dos cenários apontados. “Os investidores fazem muitas perguntas, o empreendedor deve, na medida do possível, saber respondê-las. Se não tiver a resposta pronta, pode dizer que precisa checar melhor os dados, tomando o cuidado de sempre retornar para o investidor posteriormente, isto mostra seriedade e comprometimento”.
Aproveitamos para ressaltar alguns pontos importantes no pitch:
- Equipe: Uma das perguntas recorrentes dos investidores. Avaliar qual a dedicação de cada um dos sócios em relação a sua participação acionária é um ponto que todo investidor olha. Assim, no momento da constituição da sociedade, é importante discutir como será o comprometimento dos sócios e definir inclusive qual será o acordo se um dos sócios decidir sair da startup. O valor do empreendedor está na execução! É importante se preocupar com isso.
- Geração de receita: ter clareza do modelo de negócio e geração de receita faz toda a diferença. Quanto mais disruptivo um negócio, mais difícil é ter isto claro, mas raramente se investe se não há um cenário definido de como a startup vai ganhar dinheiro.
- Foco: muitas vezes o empreendedor vê muitas possibilidades para sua startup e quer abordar vários modelos de negócio ou mercados ao mesmo tempo. Como execução é o que importa, os investidores preferem uma abordagem mais definida. Se for diferente, esta é uma questão que precisa de boa fundamentação – e não só no argumento – mas demonstrando como será executado.
- Mercado: empreendedores que têm vivências reais no mercado da startup tem mais capacidade de entender seus clientes e suas necessidades. Espera-se que conheçam profundamente o mercado no qual irão atuar.
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