O diretor técnico da instituição, Bruno Quick, ressaltou a importância do Serviço Brasileiro e Respostas Técnicas no atendimento às dúvidas dos donos de micro e pequenos negócios
O Sebrae foi um dos homenageados durante as comemorações dos 15 anos do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), que aconteceu nesta quinta-feira (28), no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O sistema oferece informações para os pequenos negócios e seu banco de dados possui 34 mil respostas e dossiês técnicos, resultado de 66 mil perguntas dos usuários da plataforma com mais de 1 milhão de acessos diretos a seus conteúdos. O Sebrae foi uma das instituições que ajudou a impulsionar o SBRT, que também teve o apoio de universidades e entidades voltadas à pesquisas tecnológicas.
“A ciência e tecnologia é oferecem condições para melhorar a vida das pessoas e os resultados mostram que isso está funcionando”, acrescentou o ministro Marcos Pontes, se referindo ao sistema. “No Brasil se costuma celebrar muito pouco os fatos como o SBRT, por isso este é um momento muito importante”, afirmou o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, que recebeu uma placa comemorativa à data. “Essa é uma solução que o Sebrae ajudou a montar e hoje nos servimos dela”, ressaltou Quick, durante a cerimônia. De acordo o diretor, existem dois tipos de informações muito procuradas no serviço, que são dúvidas sobre abertura de empresas e ideias de negócios. A partir de 2020, o acesso ao SBRT poderá ser feito diretamente pelos canais digitais do Sebrae.
Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo Alvim, os criadores do serviço foram visionários ao desenvolverem a ideia do sistema. Até então, segundo ele, não havia forma de oferecer informações aos pequenos negócios. “A contribuição do Sebrae foi significativa e a parceria foi fundamental para a continuidade do processo do SBRT”, observou Alvim, ressaltando que, para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, foi muito importante estar no topo da cadeia produtiva. “Todos deram suas contribuições e agora vamos partir para o SBRT 4.0”, anunciou.
Uma das usuárias do SBRT foi a comerciante de alimentação natural Maíra Welerson, que abriu sua indústria em 2014. “Meu sonho era abrir um negócio, mas não tinha nenhuma experiência, por isso fui ao Sebrae, que me apresentou o site (www.respostatecnica.org.br), onde eu tirei minhas dúvidas. A partir daí, comecei a entender do ramo e foi minha salvação”, conta Maíra, que hoje conta com 500 postos de venda pelo Brasil. Por meio do SBRT, o dono de um pequeno negócio poderá consultar Respostas Técnicas disponíveis no banco de dados e cadastrar novas questões, que são respondidas por especialistas das instituições que compõem a rede, entre elas o Sebrae.
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