* Por Frederico Queiroz

Em estudo realizado pela Gartner, os gastos com TI no Brasil totalizarão US$ 64 bilhões em 2020, com um aumento de 2,5% em relação ao ano de 2019. Dentro deste contexto, a tendência é que a utilização de serviços on demand cresça significativamente nos próximos anos. Em português, o termo “sob demanda” é uma expressão que se refere a serviços pontuais que você pode chamar quando necessário.

Essa formato, que pode ser empregado tanto para prestadores de serviço autônomos, quanto para empresas que desejam oferecer esse tipo de modalidade, está sendo muito utilizado no segmento de tecnologia nos últimos anos, uma vez que a maioria das organizações, independente do porte, precisa de ter à disposição um profissional de TI, principalmente para resolver questões do dia a dia ou projetos que tem data para acabar.

A opção consiste em ajustar equipes terceirizadas ou contratar times de tecnologia sob demanda, com a admissão de um ou mais profissionais, por tempo predefinido para suprir as necessidades de um negócio. Entre as vantagens em sua utilização, utilização, as principais estão ligadas a rápida resolução de problemas, relação entre investimento X retorno – considerando a redução de custos com TI e qualidade do atendimento.

Quem pensa que a contratação de um serviço terceirizado inutiliza uma equipe interna, está muito enganado! O setor de TI interno pode trabalhar em perfeita harmonia com um serviço sob demanda, distribuindo as atividades de acordo com o cargo de cada funcionário e separando os focos por área.

O parceiro certo pode ajudar o gestor não só a economizar, mas também agilizar a execução de projetos. Imagine que uma empresa precisa montar um pequeno escritório para sua filial, em outra cidade. A equipe de TI, provavelmente, precisaria deslocar alguém para realizar a montagem de estrutura de tecnologia, resultando em custos de transporte, horas extras, estadia, entre outras. Para evitar este tipo de problema, a empresa portanto pode apenas alocar um especialista sob demanda que já esteja na cidade por meio de plataformas de suporte técnico como a NetSupport.

Por meio de equipes planejadas e alocadas em tarefas específicas, a visualização do trabalho ficará mais clara, permitindo o controle das tarefas e a dimensão da produtividade. Como consequência, todas as medidas contribuem para a melhor definição e visualização de metas e resultados, funcionando como alavanca para o sucesso e a evolução da empresa. E você já tem utilizado novas possibilidades em seu negócio?


Frederico Queiroz é CEO da NetSupport, plataforma digital para solução de problemas em TI.

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