* Por Roberto Rocha
Com mais de um bilhão de usuários pelo mundo, o Instagram é uma vitrine virtual para as empresas que querem divulgar suas marcas e já está incluído nas estratégias de marketing para aumentar visibilidade, ter um maior relacionamento com os clientes e, claro, gerar mais negócios.
Como forma de potencializar a utilização desta ferramenta, o Direct do Instagram vem se tornando um excelente aliado nas estratégias de marketing digital. Pelo Direct, as empresas têm a oportunidade de aproximação com o seu cliente, criando um ambiente onde elas podem atender de forma personalizada e otimizar suas vendas.
O recurso permite trocar mensagens de texto, fotos e vídeos de forma privada. Também é possível enviar links clicáveis para os usuários, podendo direcioná-los para sites externos, como o da sua empresa. Este recurso está disponível tanto para contas pessoais como comerciais.
Será que este não seria o caminho para sua empresa estreitar o relacionamento com seus clientes, alcançar novos e gerar maior visibilidade para sua marca? Veja o que mais é possível fazer:
Relacionamento
As empresas precisam investir constantemente no relacionamento com seus seguidores, como forma de fidelizar os que já são clientes, captar novos admiradores e transformá-los em divulgadores da marca.
Um processo de vendas engloba o marketing de conteúdo, captação de leads e anúncios, mas não se restringe a isso. O relacionamento com o cliente é fundamental para que a estratégia de marketing tenha resultados positivos, e o Direct é uma ferramenta perfeita para fazer isso, já que os usuários estão cada vez mais presentes nas redes sociais e querendo se comunicar. A relação hoje é horizontal: a marca interage e não apenas dispara um conteúdo.
O contato pode ser sobre um produto ou serviço, ou mesmo para saber sobre um pedido em andamento. E esta é a hora da empresa recebê-los de braços abertos. Se o atendimento é eficaz e resolve a questão, o cliente ficará satisfeito e terá uma experiência positiva, aumentando as chances de indicar a marca a outras pessoas.
Além disso, um relacionamento bem feito gera uma série de benefícios:
● aumenta a credibilidade;
● aumenta o engajamento;
● aumenta a captação de leads;
● permite um atendimento personalizado;
● proporciona mais relacionamento.
Mensagens programadas
O mercado conta com várias soluções de softwares que podem ajudar as equipes de vendas a manter o contato com os clientes, ajudando a otimizar esse relacionamento. Tais aplicativos permitem enviar mensagens programadas automaticamente, otimizando o tempo do time de vendas, já que o usuário vai receber a mensagem automaticamente quando interagir com o perfil da empresa.
As mensagens automáticas programadas do Direct são uma das melhores estratégias para marketing digital, pois é possível criar mensagens personalizadas, para enviar quando o perfil da empresa ganha um novo seguidor, por exemplo. Seria como uma mensagem de boas-vindas. Quando uma pessoa recebe uma mensagem dessas, ela se sente reconhecida e tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a marca.
Porém, este recurso não faz parte do próprio Instagram, e é preciso fazer por meio de aplicativos de terceiros. Geralmente são pagos, e cada um possui suas particularidades de recursos.
Independente do aplicativo, é importante que as mensagens tenham a cara da empresa, ou seja, estejam alinhadas com a proposta da marca. Se tiver um perfil mais sério, então o teor da mensagem deve seguir a mesma linha; se tiver uma pegada mais jovem, as mensagens podem ser mais descoladas.
O uso deste recurso é fundamental para o marketing digital, pois a empresa pode enviar aos novos usuários promoções e descontos para a primeira compra. Esta estratégia pode ajudar a captar mais clientes.
O Instagram também tem recursos próprios que facilitam o gerenciamento de mensagens, auxiliando os vendedores a manterem o relacionamento com os clientes.
Mensagens rápidas
O Direct possui um recurso de respostas rápidas, que permite salvar textos para perguntas mais frequentes. Isto facilita a troca de mensagens, além de otimizar o tempo da equipe de consultores. Porém, as respostas não são automáticas, apenas ficam salvas para poder selecioná-las e enviá-las quando for necessário.
Esse recurso é essencial, pois diminui o tempo de resposta ao usuário, otimiza a ação de quem está respondendo e permite que sobre mais tempo para a equipe de vendas se preocupar com outros assuntos.
Filtro de mensagens
Além de poder enviar mensagens rápidas, o Direct oferece outro recurso na hora de procurá-las: o filtro de mensagens diretas, que permite filtrar as recebidas, tanto aquelas não lidas como as marcadas como importantes.
As respostas podem ser otimizadas, pois as mensagens serão encontradas com maior facilidade, principalmente aquelas mais importantes.
Conteúdos exclusivos
Toda empresa que possui um perfil no Instagram tem aqueles usuários que são mais engajados com a marca do que outros, que merecem atenção especial, pois são os que mais divulgam a empresa e estão sempre em contato. Para essas pessoas, é interessante usar o Direct para enviar conteúdos exclusivos.
Podem ser fotos do dia a dia da empresa, notícias em primeira mão ou mesmo promoções. Com certeza, a propaganda que elas farão da marca será muito positiva e orgânica.
Concluindo
O Direct do Instagram se tornou uma ferramenta poderosa que a empresa pode usar para vender mais, ao mesmo tempo que constrói um relacionamento estreito com seus seguidores. Uma boa estratégia de marketing digital focada nessa ferramenta tem o potencial de alcançar milhares de usuários todos os dias.
Roberto Rocha é CMO da leadlovers, plataforma completa de automação do marketing digital.
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