* Por Celso Vergeiro

Toda empresa está sempre em busca de otimizar as suas operações e trazer mais produtividade aos seus colaboradores. Neste sentido, estão surgindo ferramentas para auxiliar de fato estes processos gerando economia de tempo e dinheiro, além de trazer mais agilidade para que as marcas invistam em outras estratégias.

Segundo um estudo da Microsoft, empresa transnacional americana que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais, o Brasil pode quadruplicar sua produtividade e aumentar o PIB em até 7,1% ao ano com a utilização de inteligência artificial.

Isso porque essa tecnologia contribui para que os profissionais gerenciem melhor o seu tempo e não se preocupem com coisas que podem ser facilmente resolvidas com ferramentas tecnológicas.

Um exemplo disso é o armazenamento de ativos digitais, que podem ser facilmente administrados na nuvem de forma prática, segura e econômica. Essa maneira de guardar documentos, permite o acesso remoto de qualquer local por meio de diferentes “devices”, laptop, desktop, smartphone, tablet, entre outros. Além disso, também é possível compartilhar de informações e documentos com funcionários, fornecedores, parceiros em qualquer localidade.

Um levantamento da Rackspace, empresa americana de computação em nuvem, que contou com a participação de cerca de 1.300 empresas, mostrou que 88% dos usuários de nuvem tiveram economia de custos e 56% observaram um aumento nos lucros.

Uma ferramenta como essa também pode viabilizar entregas de conteúdos de forma mais prática, sem que seja necessário alguém que fique responsável para enviar um material em determinada data e horário.

Com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, é muito comum que surjam compromissos no meio do caminho, o que pode ser um problema, que é facilmente resolvido com uma boa solução que deixe tudo programado para a entrega e no formato correto.

Porém, com tanta inovação à disposição, às vezes fica complicado entender o que é realmente interessante e o que é supérfluo. Para isso, é essencial pensar no modelo da sua empresa, envolvendo todas as suas rotinas tanto internas quanto externas. Só assim será possível entender e definir o que será de fato relevante para ela.

Em linhas gerais, o mais importante é não tratar a aquisição de sistemas que facilitam o dia a dia como gastos e sim como investimento. Até porque, são eles que possibilitarão que o seu negócio tenha a capacidade de aumentar a eficiência, além de colocá-lo sempre a frente, tendo em vista que outros métodos de armazenamento já estão ficando para trás e a tendência é que essas mudanças os façam ficar obsoletos num piscar de olhos.

Pense nisso!

* Celso Vergeiro é CEO da Adstream, plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário

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