Com o objetivo de minimizar os impactos causados pelo Covid-19, o iFood anunciou três novas medidas que passarão a valer a partir do dia 2 de abril. Dentre elas, está o investimento de R$ 50 milhões em um fundo de assistência a restaurantes, com foco especial nos pequenos estabelecimentos locais.
Outra medida anunciada é a antecipação dos recebimentos dos restaurantes, sem custo adicional. Dessa forma, todo restaurante que optar por fazer parte dessa iniciativa, receberá seu pagamento em 7 dias após a venda nos meses de abril e maio. Com isso, a expectativa é injetar até R$600 milhões no mercado brasileiro.
Além disso, todo o valor arrecadado pelo iFood em taxas do serviço ‘Pra Retirar’ (no qual os usuários fazem o pedido via app e retiram diretamente no restaurante) será devolvido integralmente aos restaurantes parceiros. Além de receber de volta o valor do serviço, os restaurantes permanecem ainda como ponto de retirada de pedidos, o que mantém viva a atividade principal: o salão. Atualmente, o recurso ‘Pra Retirar’ está presente em cerca de 120 mil restaurantes localizados em mais de mil cidades em todo o país. A iniciativa tem o objetivo de diminuir o impacto causado pela redução de fluxo em espaços físicos dos estabelecimentos, devido às recomendações de órgãos públicos para evitarem aglomerações.
Os detalhes de todas as medidas serão apresentados pela empresa na próxima quarta-feira, 25 de março. “No iFood, tratamos como prioridade todas as relações envolvendo clientes e parceiros. Neste momento de incertezas e dificuldades enfrentadas por todo o país, entendemos que somos agentes importantes para manter ativos e sustentáveis os negócios dos restaurantes que compõem o nosso ecossistema. Para nós, é de extrema importância que sejamos parceiros desses estabelecimentos nos próximos meses para que, juntos, possamos atravessar este momento difícil. O iFood está dedicado a continuar atendendo os entregadores, restaurantes e à população, que precisa de ainda mais acesso aos serviços de entrega de comida neste momento. O iFood tem dialogado com as autoridades sobre o papel do delivery neste momento do Brasil. Se os órgãos públicos entenderem que esse é um caminho para contribuir, enquanto atravessamos a crise, continuaremos a oferecer as condições para que o delivery seja ferramenta funcional e agora ainda mais essencial para alimentação da população neste período.”, afirma Fabricio Bloisi, presidente do iFood.
Outras medidas
Além dessas novas medidas, a empresa já tinha divulgado algumas iniciativas com foco em prevenção, diminuição de contato nas entregas e auxílio a parceiros de entrega. Confira abaixo:
Medidas para Entregadores
O iFood criou um fundo solidário no valor de R$ 1 milhão para dar suporte aos parceiros de entrega que necessitem permanecer em quarentena por conta da doença. O entregador receberá do fundo um valor baseado na média dos seus repasses nos últimos 30 dias, proporcional aos 14 dias de quarentena.
Para garantir que os valores possam ser bem aproveitados pelos parceiros que realmente necessitam e tenham sido atingidos pela doença, o iFood considerará como aptos a receber o auxílio todos os entregadores com pelo menos uma entrega feita desde 01/02/2020, que foram liberados na plataforma até 15/03/2020, e que comprovarem a doença. A empresa considera como comprovação automática válida o exame positivo do Covid-19 e avaliará outras evidências passíveis de comprovação do diagnóstico da doença.
Após abrir um chamado para reportar um diagnóstico positivo para Covid-19, o entregador terá a sua conta automaticamente inativada por 14 dias e terá até 30 dias para enviar todas as evidências necessárias para receber o valor do Fundo.
Medidas para Consumidores
O iFood disponibilizou aos usuários do app a opção ‘Entrega sem Contato’. A solução pode ser escolhida no momento de realização do pedido. Para que isso aconteça, os pagamentos deverão ser efetuados online, pelo app; na sequência, o entregador responsável pela rota será avisado e terá acesso aos direcionamentos enviados pelo cliente para que possa concluir a entrega sem interação. O chat entre entregadores e consumidores, já disponível anteriormente, pode ser utilizado ainda como ferramenta para combinar detalhes das entregas, passando a permitir o envio de fotos para facilitar a comunicação.
A opção pela ‘Entrega sem Contato’ também será repassada aos restaurantes por meio da comanda impressa pelo gestor de pedidos. A medida preventiva tem como objetivo proteger a saúde dos clientes da plataforma e parceiros de entrega em um momento onde a sociedade é orientada a evitar o contato pessoal.
Sobre o ‘Pra Retirar’
A solução oferece aos consumidores a opção de fazer o pedido e pagamento pelo aplicativo e retirá-lo direto no restaurante. Com isso, evitam filas e não precisam pagar taxas adicionais. A tecnologia traz ainda vantagens para os restaurantes, que ganham mais eficiência na operação, aumento no número de pedidos e criação de um ponto de contato com clientes gerados por essa nova ocasião de consumo. Atualmente, o ‘Pra Retirar’ está disponível em cerca de 120 mil restaurantes de mais de mil cidades em operações como Habib’s, Ragazzo, Açaí Concept, Oakberry, Brasileirinho.
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