Publicado em: 20 de março, 2020
Endeavor Brasil

Endeavor Brasil

A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.

Confira os principais insights da Mentoria Coletiva realizada no dia 20 de março, sobre Fluxo de Caixa e o Impacto Financeiro do Covid-19. O conteúdo é parte de uma trilha de apoio especial para os empreendedores apoiados pela Endeavor navegarem pela crise de forma realista, precisa e resoluta.

Como líder, é papel dos empreendedores e empreendedoras assumir a responsabilidade de cada ação, deixando claro para todos na empresa que a prioridade é preservar caixa. A partir desse momento, não existem dias – existem horas. Não deve haver espaço para tentativas e sim para a execução.

Algumas dicas práticas para atuar neste momento crítico:

1. Monte uma War Room

  • Nada será feito sem gente e você precisará escolher a dedo as pessoas que estarão contigo nesse momento. Chame essas pessoas e, com muita transparência, comunique o problema e quais as alternativas que estão sendo pensadas.
  • Não deixe de ter pessoa(s) da área financeira neste grupo, ela(s) quem te darão dados e você precisará se basear neles diariamente. Esse grupo precisará assumir as rédeas do negócio e não há espaço para medo.
  • No momento atual em que todos trabalham em Home Office, crie uma sala online com essas pessoas e que fique ligada 24 horas.

2. Escolha as métricas vitais para acompanhamento e faça isso diariamente.

A saúde da empresa é essencialmente monitorada por:

a. Pulso (fluxo de caixa futuro)
Use o regime caixa ao invés do regime de competência. Com isso, você vai perceber sua receita caindo. Busque como antecipação de recebíveis. Qualquer dívida de curto prazo que você puder tomar nesse momento, tome.

b. Respiração (vendas e retenção de clientes)
Manter um cliente é mais fácil que adquirir outro e o gasto para aquisição já incorreu. Busque formas de engajar a base de clientes ativos para mantê-los vivos, pois quando a demanda voltar, elas voltarão a comprar com você e não o
concorrente.

Na aquisição de novos clientes, o foco são canais orgânicos! Não trabalhe com aquisição que venha a consumir caixa é preciso ser criativo (ex. Ações de member get member);

c. Batimento cardíaco (margem de contribuição)

Corte gastos de qualquer produto que não tenha margem positiva.

3. Corte de gastos

Olhe para sua cadeia de valor e identifique o que é essencial para a operação do core business não parar, os demais gastos, corte imediatamente. Na dúvida, corte o gasto e se necessário contrate ou compre novamente. Ex. no caso de um e-commerce seriam essenciais os fornecedores de matéria prima, transportadoras, servidores de nuvem,
ferramenta de push notification para comunicação com clientes ativos…

3.1. Despesas administrativas

  • Comece por elas: cartões corporativos, viagens e ferramentas que não essenciais para a operação continuar rodando.
  • Mantenha apenas os advogados e serviços terceirizados de back-office que sejam essenciais para seu negócio e corte seu próprio salário – é preciso dar o exemplo para que o restante do time tenha empatia e também mude a mentalidade.
  • Corte todos os gastos com desenvolvimento de novos produtos e pare de vender os produtos que não geram retorno no curto prazo, lembre-se: margem de contribuição positiva.
  • Se necessário, pare de pagar o aluguel e peça renegociação do contrato.

3.2. Fornecedores de matéria prima

Prorrogue o pagamento por pelo menos 60 dias e não tenha vergonha a respeito, você sempre honrou seus compromissos e o momento é crítico! Tenha consciência e comunique que essa medida visa perpetuar o próprio relacionamento de longo prazo entre vocês.

3.3. Impostos

Fique atento as todas as medidas que o governo está adotando e comunicando em relação a isso. Em casos extremos (poucas semanas de caixa) segure o pagamento e em um segundo momento, pague com as devidas multas incorridas.

3.4. Bancos

São credores de curto prazo e seu rating será considerado para contratação de novas dívidas. Para isso o histórico de “bom pagador” é essencial. Busque renegociações de prazos de carência e taxas, mas evite prejudicar sua análise de crédito – nos próximos meses eles serão seus principais credores e não os fundos de investimento.

Em casos extremos (poucas semanas de caixa) não entre em contato com stakeholders para negociar e sim comunicar;

4. Demissões

Essa é uma decisão difícil e dolorosa, porém muitas vezes necessária para a sobrevivência da empresa e de todas as outras pessoas que ficarão nela – em momentos de crise o capital externo também é escasso. Ao mesmo tempo que precisa estabelecer confiança com o time, será preciso tomar as medidas necessárias para a sobrevivência do
negócio.

Não demitir alguns agora pode significar demitir todos no futuro, se o negócio não sobreviver à crise.

  • Nos casos em que não há alternativa, busque fazer um único corte e não sequenciais, para evitar gerar ainda mais incerteza e construir senso de confiança em quem fica.
  • Para orientá-lo nessa tomada de decisão, reveja as pessoas que entraram nos últimos 3 meses – geralmente estão ligadas a novos projetos ou funções não essenciais em tempos de crise – também identifique os low performances, pois, com a escassez de recursos, precisará ter as melhores no barco para ultrapassar essa tempestade.
  • Mantenha os high performers. Na hora que saírem dessa, a força e a cultura será o maior ‘equity’ da sua empresa e, se não há liquidez para reconhecê-los dessa forma no agora, considere recompensá-los com % societária dessa forma no futuro.

Depois de ler e considerar quais dessas dicas são aplicadas à sua realidade, lembre-se que o conjunto de todos os fatores gera um resultado positivo para o futuro da sua empresa, e também do seu time.

Na Endeavor, nós sabemos que muitas decisões sem precedentes precisam ser tomadas de forma precisa, realista e cautelosa. Em momentos como esse, temos a responsabilidade – e o desafio – de agirmos como verdadeiros exemplos para o país. Estamos todos, ao redor do mundo, em um túnel com pouca luz, sem saber o que nos espera logo à frente, com a repercussão econômica dessa crise. Precisamos, por isso, de coragem para dar um passo depois do outro.

Afinal, quanto mais você anda, mais você vê.

Continue caminhando, mas tenha em mente que você não caminha sozinho – conte com a rede da Endeavor bem ao seu lado.

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