* Por Iago Martins
Vivemos em um mundo onde, a cada dia que passa, as tecnologias vão se reinventando e sendo utilizadas para diversas finalidades. Vamos ser sinceros: quem, nos dias de hoje, consegue viver sem utilizar nada que advenha da inovação tecnológica? Difícil responder essa pergunta, não é mesmo?
Bom, e no cenário empresarial as coisas não são diferentes, viu? A tecnologia digital é um mecanismo de auxílio empresarial. Ou seja, como existem diversos dispositivos, você pode e consegue escolher aquele que melhor se encaixa dentro das suas necessidades e, com isso, aplicá-las.
Isso possibilita com que chegue aos clientes com mais facilidade, por exemplo. Essa situação fica mais favorável com a utilização de novas tecnologias. Pois é, não existe empresa de sucesso que conquiste espaço no mercado de trabalho que não conte com ferramentas inovadoras e tecnológicas.
Para você ter uma ideia desse cenário, todas as empresas que investem pesado em tecnologia, conseguem potencializar seu negócio a ponto de dobrar suas chances de competir com qualquer outra empresa do mercado. Em número, pode variar de 35% a 74%. O estudo foi feito pela Insead, em parceria com a AT&T.
Pode até parecer clichê, mas contar com o conhecimento na sua área de atuação não é o suficiente para manter seu negócio totalmente em alta. A realidade é que para que as inovações tecnológicas ajudem no crescimento da sua empresa de envelope awb é necessário saber quais são essas tecnologias e como utilizá-las.
Pensando nisso, produzimos um artigo bem interessante que tem como finalidade apresentar como as novas tecnologias ajudam no crescimento das empresas. Ficou interessado, então continue com a gente e acompanhe o restante do conteúdo. Vamos nessa?!
Primeira tecnologia importante: os aplicativos
Você conhece o mercado de aplicativos? Sabe como ele funciona? Provavelmente não, né? Mas tudo bem, fique tranquilo que vamos te explicar tudo. A verdade é que o Brasil é líder entre os países com mercados mais competitivos para aplicativos mobile. Isso, segundo a pesquisa feita pela empresa Cheetah Ad Platform, em 2016.
Para você ter uma ideia do quanto o mercado de apps está em alta, só no Apple Stores existem mais de 1,8 milhão de aplicativos. O número é ainda maior quando analisado o Google Play: lá são mais de 2,3 milhões. Tudo isso foi apresentado para confirmar algo que já sabíamos: os aplicativos fazem parte da nova tecnologia mais usada no mundo, tanto por usuários, quanto por empresas. No mercado atual o número de empresas com aplicativos não para de crescer. E as vantagens para se investir nessa tecnologia são infinitas.
Pensa bem: abra seu celular e veja quantos aplicativos você tem baixado e quais são suas finalidades. É claro que todos representam uma empresa, né? Bom, quero dizer que atualmente podemos nos locomover, pedir comida, comprar ingressos e até mesmo para paquerar.
Tudo isso serve para termos ciência de que, nós, consumidores, adoramos quando novas tecnologias e aplicativos são desenvolvidos para suprir nossas necessidades, principalmente quando elas já fazem parte de uma rotina muito intensa e complexa. Quanto maior a praticidade e eficiência, melhor né?
De modo geral, ter um aplicativo da sua empresa de lençol de borracha tornou-se sinônimo de otimização de tempo. Além disso, ele ajuda a potencializar e reforçar a sua marca para o cliente que já está com você há algum tempo, tanto para aquele que acabou de conhecer seus produtos e serviços. Sim, ele basicamente representa a praticidade e a economia na palma da mão.
Saiba mais sobre os beacons
Calma! Você deve estar pensando: mas isso não são moedas virtuais? A resposta é simples: não. É importante saber a diferença entre bitcoins e beacons, viu? Caso não saiba, essa ferramenta pode ser considerada um pequeno aparelho, com uma tecnologia simples, porém muito útil no mercado atual.
Ele funciona mais ou menos assim: com o uso do bluetooth de aparelhos eletrônicos, os beacons conseguem lançar informações exclusivas e completas diretamente para o aparelho pareado do usuário. Mas o que isso significa, afinal? Simples, ele faz o caminho mais curto para que a informação necessária chegue até as pessoas instantaneamente.
Aqui no Brasil, essa ferramenta ainda não é unanimidade, porém fora dele o uso do é muito comum, principalmente em empresas de varejo. E com isso, ele vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e entre as empresas de todos os segmentos. Ele costuma ser comparado com um roteador wi-fi. Isso porque eles estão prontos para transformar empresas e indústrias com sua ampla gama de benefícios.
Conheça um pouco mais sobre a internet das coisas
A Internet das Coisas, ou Internet of things (IoT), atualmente é um dos segmentos tecnológicos que mais vem ganhando espaço no mercado mundial. Para você ter a dimensão da força que esse tipo de tecnologia vem ganhando, até 2020 mais de 20 bilhões de objetos estão conectados. Isso significa uma receita de US$ 3 trilhões. A pesquisa foi feita pela empresa Gartner.
Mas você sabe para o que o IoT é utilizado? Bom, normalmente ele costuma ser usado em grandes empresas, para diminuir os gastos e aumentar a produtividade. Essa prática aumenta a competitividade de organizações que adotam essa tecnologia.
O uso da Internet das Coisas pode ser muito amplo. E que fique claro que ele não é apenas uma ferramenta para empresas já consagradas. Pequenas e médias empresas, como a de instalação câmera de segurança, também podem e devem utilizá-la. Ela consegue fazer com que o consumidor receba uma notificação quando precisar trocar determinada peça e ainda garantirá que você a tenha disponível em estoque.
De modo geral, essa ferramenta é importante para todo mundo, seja fora do ambiente de trabalho ou dentro dele. Isso porque ele consegue otimizar nosso tempo e tornar nossa vida um pouco menos complicada e complexa.
* Iago Martins é criador de conteúdo do Soluções Industriais.
0 comentário