A Endeavor é a organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. Presente em mais de 30 países, e com 8 escritórios em diversas regiões do Brasil.
Esse material faz parte de uma série de conteúdos lançados pela Endeavor para ajudar empreendedores a navegarem pela crise. Neste artigo, compartilhamos aprendizados de produtividade que tivemos com o time do Olist.
Cada um de nós, do lugar em que está, com os recursos que tem, pode contribuir para ajudar os outros a crescer. Isso é o que chamamos aqui na Endeavor de give back, que é o nosso efeito multiplicador, o potencial exponencial de uma scale-up em gerar impacto.
Esse é um valor de toda a nossa rede: o Olist tem 100% do seu time de tecnologia trabalhando remotamente há algum tempo e, por serem experientes, compartilharam com a gente o seu playbook de comunicação e gestão de times distribuídos. Além disso, contamos com a participação ilustre do CTO, Cristian Medeiros, em um Office Hours – momento em que o time Endeavor se reúne para trocar conhecimento – para tirar nossas dúvidas.
E, como a gente imagina que a adaptação para o trabalho remoto é desafiadora para várias pessoas e empresas, resolvemos dividir com vocês todos esses aprendizados para melhorar sua produtividade. Confira!
Como garantir a produtividade com o time distribuído
Primeiramente, é preciso ter em mente que remoto não é sobre onde se trabalha. É como se trabalha. Tudo começa com a mudança de mindset, é um novo modelo de trabalho que só funciona nessa situação e com processos e combinados bem definidos.
Um ponto muito importante é a comunicação, que pode ser o maior gargalo desse processo. Por isso, é preciso ter em mente que não existe excesso de comunicação: fale muito, o tempo todo. Seja presente. Molde a informação no formato que permita que chegue onde e em quem precisa.
Hacks de como comunicar de forma assertiva
- Filtre sua mensagem para que ela seja essencial e que possa expandi-la depois.
- Esteja presente no momento.
- Sempre deixe a câmera aberta.
- O microfone precisa estar fechado enquanto outra pessoa fala.
- Aguarde a conclusão do raciocínio de quem está falando antes de abrir o microfone.
- Classifique o que é urgente ou não.
- Nem tudo precisa de uma call.
- Não passe a mensagem picada. Seja direto e mande a mensagem inteira.
- As reuniões precisam de atas, tópicos e bullets.
- Algumas reuniões podem ser mais produtivas se durar 20 minutos do que 1 hora.
Tenha em mente: poucos dias são suficientes para mostrar se o modelo está funcionando ou se precisa de alguma adaptação. Faça isso rápido e com agilidade!
Uma organização distribuída de sucesso é aquela que consegue compreender e superar os desafios dessa realidade.
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