Ensino remoto, ambiente virtual de aprendizagem e ferramentas de interação são alguns dos temas a serem abordados ao longo da formação
Educadores e gestores de instituição de ensino superior estão tendo a oportunidade de participar do curso online “A aprendizagem não pode parar – Metodologias Ativas para ensino remoto”. A iniciativa do Sebrae/CE, que começou nesta segunda (20) e segue até a próxima quinta-feira (23), faz parte da programação da Rede Lab com o Desafio Startup CE e da ação Rede de Professores/Mentores. Ao todo, 650 educadores se inscreveram para participar do curso que será dividido em quatro encontros remotos.
No primeiro momento do curso será realizado um web talk sobre Metodologias Ativas de Ensino, abordando tópicos como o cenário atual da educação em formato remoto emergencial e os caminhos para a construção de uma trilha envolvendo comunicação, ferramentas, conteúdos, interação, registro das atividades e as Metodologias Ativas de Ensino.
A segunda parte do curso apresenta o tema “Vamos Inverter a Sala de Aula?”, promovendo uma visão geral, de professor para professor, sobre a organização de um padlet para que alunos e professores possam tirar o máximo proveito do ambiente virtual de aprendizagem, fundamentado nas premissas do Flipped Classroom (Sala de aula invertida).
Já no terceiro momento da formação, os participantes aprenderam na prática a utilizar o Google Forms for Education, ferramenta que fornece um banco de dados que ajuda os professores na avaliação e no planejamento de trilhas adaptativas de aprendizagem.
O quarto e último encontro do curso abordará ferramentas para interação e engajamento dos alunos. O foco será a ferramenta Socrative, que possibilita que o professor interaja com os estudantes por meio de exercícios e jogos educativos.
O curso “A aprendizagem não pode parar – Metodologias ativas para o ensino superior” será comandado pelo professor José Motta Filho, especialista em Gestão Escolar e mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. O professor também é consultor especialista em Metodologias Ativas de Ensino, palestrante, pesquisador e entusiasta em Tecnologias Educacionais.
Palestrante
José Motta Filho – professor, consultor, palestrante, autor, pesquisador e entusiasta em Metodologias Ativas de Ensino e Tecnologias Educacionais. Engenheiro Civil (Universidade Federal do Paraná), Especialista em Gestão Escolar ( FAE Business School Paraná), Especialista em Principles of Technology (Cord International Texas/USA), MBA em Gestão Empresarial (FAE Business School& Baldwin Wallace Ohio/USA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University Florida/ USA).
0 comentário