Durante o evento online, foi lançada parceria com a Maurício de Sousa Produções por meio da produção de histórias em quadrinhos que promovem o empreendedorismo feminino

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8), o Sebrae reuniu um time de empreendedoras reconhecidas no país e especialistas em empreendedorismo feminino para participar do Webinar Sebrae Delas. Durante o dia foram realizados três painéis que abordaram os principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras e temas relevantes diante do cenário de transformação digital dos negócios. O evento online também foi marcado pelo lançamento da parceria do Sebrae com a Maurício de Sousa Produções (MSP), batizada de “Donas da Rua Empreendedorismo”.

Ao longo de um ano, serão lançadas histórias em quadrinhos que incentivam meninas a desenvolverem atitudes empreendedoras desde a infância, fortalecendo a autoestima, ao mesmo tempo que promovem a reflexão sobre assuntos como liderança, crenças limitantes, participação feminina na inovação e tecnologia. A primeira tirinha produzida já está nas revistinhas da Turma da Mônica neste mês de março. A iniciativa conta com o apoio do Programa Ganha-Ganha: Igualdade de Gênero Significa Bons Negócios, parceria entre ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e financiamento principal da União Europeia (UE).

Na abertura do evento, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância do papel das mulheres empreendedoras no desenvolvimento do país. “O Sebrae, com muito orgulho, se sente honrado de estar ao lado desses parceiros tão importantes para apoiar o empreendedorismo feminino e lançar um olhar sobre as meninas empreendedoras”, declarou.

Mônica Sousa, diretora executiva da MSP, também marcou presença no Webinar Sebrae Delas. Ela aproveitou a oportunidade para contar um pouco sobre como nasceu o projeto Donas da Rua, que tem estimulado e fortalecido a autoestima de meninas desde 2016, e como aconteceu a aproximação com o Sebrae. “Por que não falar sobre o empreendedorismo para meninas para que elas possam acreditar que podem ter o sonho que elas quiserem e mais do que tudo dar o exemplo de que existem mulheres que fizeram e fazem a história do nosso país”, explicou.

Em sua fala durante a abertura, a representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, ressaltou que apesar do maior envolvimento das mulheres na vida econômica e pública, infelizmente a igualdade está longe de ser realidade.

Segundo ela, no cenário da pandemia da Covid-19, a situação das mulheres foi agravada. “Com as maiores taxas de desemprego entre as mulheres, a maior carga de responsabilidade, que historicamente recaem sobre elas, foi intensificada devido às novas condições, como por exemplo, a educação em casa, devido ao fechamento das escolas”, analisou.

Mulheres no mercado digital

O primeiro painel do dia “Como me comunicar com meus clientes? Linguagem e redes sociais para aumentar as vendas” promoveu um bate papo entre a CEO da Wakanda e Forbes Under 30, Karine Oliveira; a CEO da @Movinggirls, Camila Vidal, considerada uma das principais influenciadoras e criadora de comunidades empreendedoras e a especialista e gerente da ONU Mulheres, Tayná Leite. Sob a moderação da diretora do Sebrae Mato Grosso do Sul, Maristela França, elas discutiram como criar uma comunicação efetiva para se aproximar do público, além de compartilharem um pouco da trajetória delas na promoção do empreendedorismo feminino.

Já o segundo painel “Seu negócio digital: da ideia ao primeiro investimento” discutiu a digitalização das empresas lideradas por mulheres e a importância de estratégias nesse segmento para os negócios em geral. As boas-vindas do painel foram dadas pelo diretor executivo do Sebrae, Bruno Quick. “As mulheres, cada vez mais, têm destaque e não por acaso. Boa parte pela sua capacidade de se dedicar, de dar atenção aos detalhes daquilo que faz, com determinação e disciplina e com a característica feminina de se preparar para aquilo que se propõe a fazer”, destacou.

No painel, a CEO do Fundo We Ventures, Marcella Ceva, a fundadora e CEO da Lay Driver (aplicativo premiado em mobilidade urbana), Gabryella Côrrea, e a CEO da Buzzfeed Brasil e fundadora da @planofeminino, Viviane Darte, discutiram os desafios para a mulher na busca de investimentos para o negócio e deram dicas para quem está começando. “Primeira coisa é formalizar tudo no papel ao fechar negócios, deixando as responsabilidades de cada um bem definidas. Além disso, manter o olho na concorrência para se inspirar, mas não para se comparar”, disse Viviane Duarte. A mediação do encontro foi realizada pela diretora do Sebrae Pernambuco, Adriana Côrte.

Durante a tarde, o bate papo virtual “Comércio eletrônico descomplicado e redes de mulheres” tratou das oportunidades do mercado digital e como se preparar para conquistar o sucesso na internet. A conversa contou com a participação da CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta, Adriana Barbosa; da Co-founder e COO da Unbox e da fundadora do Movimento Mulheres no E-commerce e sócia da Origianal.io, Carol Moreno, sob a mediação da diretora do Sebrae Tocantins, Eliana Castro. Elas discutiram quais seriam as melhores estratégias para a empreendedora que quer atuar no digital com sucesso, além de compartilhar aprendizados durante suas jornadas empreendedoras.

Para conferir o Webinar na íntegra, basta acessar aqui.

2ª temporada Websérie Sebrae Delas

A celebração do Dia Internacional da Mulher pelo Sebrae também será marcada pela segunda temporada da Websérie Sebrae Delas, que começa hoje no canal do Youtube. Durante todo o mês de março, toda segunda-feira, a partir das 19h, será lançado um novo episódio com entrevistas de empresárias que participaram do projeto Sebrae Delas. A apresentação é realizada por Helen Ramos, conhecida como Hel Mother e apresentadora do podcast “calcinha larga”. O primeiro episódio será transmitido nesta segunda-feira (8) e falará sobre culpa materna.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder