* Por Eduardo Tardelli
Muito tem se falado sobre como todos devem se adaptar à plena vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que começou em agosto de 2021. No entanto, não tem sido falado na mesma proporção como as empresas podem fazer essa mudança. Já é visível que, quanto menor a empresa, há uma tendência de que a adaptação seja mais complexa: segundo pesquisa realizada pela empresa de software Capterra, apenas 30% das pequenas e médias empresas acreditam estar totalmente adaptadas a LGPD.
Um dos pilares mais fortes do compliance é garantir que as leis sejam respeitadas, ou seja, o compliance pode – e irá- te ajudar a garantir que as mudanças na sua empresa sejam efetivas em relação à segurança de dados. Por isso, separei quatro medidas de compliance que você pode aplicar na sua empresa hoje mesmo para que ela fique de acordo com a LGPD e não receba multas evitáveis:
Tomar ciência dos processos: O primeiro passo é saber com o que está lidando. Mapear todas as ações relacionadas à captação e tratamento de dados é essencial para eliminar as falhas;
Criar políticas de proteção de dados: Depois de entender todos os processos da sua empresa, é possível encontrar as brechas na segurança e acabar com todas elas;
Eliminar o que não for necessário: Talvez sua empresa tenha dados desatualizados, duplicados ou inválidos, e neste caso a melhor saída é eliminar todos eles. Quando se tem uma base de dados mais concisa, é possível trabalhar apenas nos dados que valem a pena serem mantidos;
Adaptar a equipe: Não espere que sua equipe aprenda sobre os novos procedimentos ou sobre as especificidades da LGPD do dia para a noite. Junto com as mudanças, é essencial vir os treinamentos. Oriente, ofereça workshops para que todos da empresa estejam alinhados com a LGPD.
A LGPD está sendo uma verdadeira revolução rumo ao futuro do tratamento de dados, você está pronto para fazer parte disso?
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento.
ESPAÇO DO EMPREENDEDOR
Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!
0 comentário