Para o ministro Rogério Marinho, o compromisso com a sustentabilidade deve se sobrepor aos governos
O Sebrae participou, na tarde desta segunda-feira (30), do lançamento daEstratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional, resultado de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e um conjunto de associações do setor privado que atuam em projetos de saneamento básico, segurança hídrica e mobilidade urbana. O objetivo principal da iniciativa é fomentar a adoção de critérios ASG (ambiental, social e governança) para a execução das obras e políticas públicas realizadas no país.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, destacou que a Estratégia de Investimento Verde irá estimular a resolução de diversos problemas sociais, atrelando o crescimento da infraestrutura com a sustentabilidade. “Essa é uma pauta que interessa ao Brasil de maneira geral, temos mais de 25 mil obras em andamento em mais de cinco mil municípios. Com essa novidade estamos fazendo esforços para reformular as parcerias com a iniciativa privada, alcançar a sinergia com a sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, a melhoria da governança, a racionalização dos recursos públicos de forma mais eficaz possível”, afirmou.
De acordo com Marinho, o Brasil necessita de políticas públicas como essa para aumentar a participação de parceiros da iniciativa privada nas obras de saneamento básico, mobilidade urbana e segurança hídrica. “Vamos trabalhar com mais modernização, previsibilidade e segurança jurídica, com objetivo de atrair a contribuição dos entes privados na execução de projetos que irão resolver questões como o acesso a água tratada, a gestão de resíduos sólidos, apoio a população ribeirinhas, construção de sistemas de esgoto, iluminação pública, entre tantas outras”, adiantou.
O potencial da capilaridade de atuação do Sebrae no incentivo ao empreendedorismo por todo país foi destacado pelo diretor técnico, Bruno Quick, como uma das principais contribuições para a Estratégia Investimento Verde para o Desenvolvimento Regional. “O Sebrae está junto com o MDR nessa iniciativa. Trabalhamos incansavelmente para desenvolver as capacidades de produção de cada município brasileiro, respeitando as vocações de cada região, unindo esforços das instituições públicas e privadas para o desenvolvimento das diversas cadeias produtivas que são contempladas pelo desempenho dos micro e pequenos negócios”, ressaltou.
Bruno Quick reforçou, ainda, que o compromisso com a sustentabilidade é algo fundamental, inclusive quando se trata de micro e pequenas empresas. “Falar em desenvolvimento sem falar em sustentabilidade é ilusão”. O diretor citou o exemplo do programa Cidade Empreendedora, que conta com um viés de sustentabilidade dentro dos eixos de desenvolvimento dos projetos. “Estamos com mais de mil municípios inscritos e vamos trabalhar com cada particularidade para que os micro e pequenos negócios possam prosperar, gerando mais empregos e renda para o país, respeitando o meio ambiente e os recursos naturais”, completou.
0 comentário