Conteúdos, cursos, vídeos, eventos e programas gratuitos podem contribuir com a gestão das micro e pequenas empresas, visando a redução de custos e a sobrevivência dos negócios durante a pandemia
A busca por qualificação é um fator decisivo quando se trata dos índices de sobrevivência dos micro e pequenos negócios no país. Os resultados de uma pesquisa feita recentemente pelo Sebrae, baseada em dados da Receita Federal, mostram que 64% das pessoas que fecharam as portas das empresas, em 2020 não buscaram nenhum tipo de qualificação, enquanto tinham os negócios.
Diante deste cenário, o Sebrae tem concentrado esforços, desde o início da crise, para oferecer recursos que ofereçam de forma gratuita e simplificada mais conhecimento para os empreendedores. A instituição oferece por meio do site um catálogo com mais de 150 cursos online e alguns podem ser feitos através do Whatsapp e Telegram. São capacitações para as mais diversas situações: Como montar seu negócio, Gestão Financeira, Marketing Descomplicado, Técnicas de Vendas, Compras Governamentais, Exportação, Controle de Gastos, entre outros.
Além disso, há programas e serviços que podem orientar os empreendedores na melhoria de sua performance nas redes sociais, como o UP Digital. Através do Em Conta, é possível conhecer os valores e checar qual o melhor custo-benefício na contratação de serviços como a maquininha de cartão, abertura de contas jurídicas e outras operações contábeis. O Mercado Azul é uma outra solução desenvolvida para ser a vitrine digital dos negócios, na qual os empreendedores podem divulgar seus produtos e serviços, com fotos, vídeos, valores e redes sociais, funcionando como uma plataforma de marketplace gratuita.
O Portal do Sebrae também concentra uma série de conteúdos elaborados por especialistas que podem ser consumidos pelos empreendedores que buscam maneiras de superaram a crise e inovarem seus serviços. A seguir, confira algumas dicas essenciais que podem ser aplicadas em todos os tipos de negócios. Os conteúdos são baseados em cursos que estão disponíveis pelo Sebrae.
1 – Enxugue os gastos da empresa com tarifas bancárias
Toda empresa e toda pessoa física precisa de serviços financeiros, principalmente aqueles prestados pelos bancos. Isso é natural, principalmente no mundo moderno que vivemos, onde o dinheiro físico (moeda), está praticamente sumindo. Mas procure negociar todas as taxas que costuma pagar, busque opções mais em conta e cancele serviços que possam ser substituídos. Acesse aqui para se aprofundar nessa etapa.
2- Calcule exatamente o custo do seu negócio
Seu sucesso financeiro está diretamente relacionado ao conhecimento da sua empresa. O essencial é saber que todo e qualquer negócio tem, basicamente, dois custos, conhecidos como: custos variáveis e custos fixos. E é preciso entender que conhecê-los faz toda a diferença na gestão eficiente do seu negócio. Clique aqui para entender como funcionam esses custos.
3 – Reduza o impacto da crise no seu negócio com dicas práticas
Pensando em ajudar os empreendedores a diminuir a intensidade das dificuldades, algumas dicas básicas podem servir como ponto de partida para elaborar medidas que vão proteger os negócios.
4- Faça uso eficiente dos recursos
Para virar o jogo, é importante cortar gastos desnecessários. Além disso, uma boa gestão de recursos, como água e energia, pode fazer diferença no final do mês. Saiba como aplicar essa dica na sua empresa aqui.
5 – Dedique parte do planejamento da empresa para as redes sociais
Já era uma tendência e a pandemia confirmou: as empresas precisam desenvolver presença digital. Segundo estudos especializados, 66% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais, e esse público as usa com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto pela internet. Acesse aqui dicas essenciais para melhorar a performance do seu negócio no ambiente virtual.
0 comentário