Líderes em Movimento, realizado pelo Polo de Liderança do Sebrae e pelo Programa LÍDER, abordou a temática ESG
A programação do segundo dia do ‘Líderes em Movimento’, realizado pelo Polo de Liderança do Sebrae e pelo Programa LÍDER, encerrou na noite de quarta-feira (29) com debate sobre como critérios ambientais, sociais e de governança podem ser utilizados pensando no futuro da empresa no painel “Pensamento sistêmico em ESG como estratégia: não é sobre futuro, é agora”. Durante o dia, os mais de 11.400 inscritos no evento também acompanharam o lançamento da pesquisa inédita “Lideranças brasileiras: Perfis que impactam o Ambiente dos Pequenos Negócios”, que mapeia os principais perfis de líderes no Brasil. Para participar do evento, que segue até esta quinta-feira (30), para acessar clique aqui.
Participaram do painel o CEO da Dengo Chocolates, Estevan Sartoreli, a diretora de sustentabilidade, Janda Araújo, e a jornalista, especialista em sustentabilidade e comunicação empresarial, Sonia Consiglio, que foi a responsável por mediar o bate-papo.
A jornalista abordou o conceito de ESG — Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiental, Social e Governança), e destacou como a sustentabilidade em sua essência é transformação de modelo, mundo, forma de pensar e de fazer negócios. “Quando falamos em sustentabilidade, falamos em objetivos econômicos, ambientais e sociais. Cada vez mais entendemos como eles afetam o financeiro, e a sustentabilidade é cada vez mais um diferencial competitivo, não apenas mais uma condição para competir”, diz.
Para Jandaraci Araújo, ESG não é uma moda, e sim uma mudança contínua de paradigmas. A necessidade de avaliar melhor os recursos e fazer uma composição de capital em que todos ganhem mais e percam menos também é necessária. “Da mesma forma que altos níveis de desigualdade não são bons para nenhuma economia, em algum momento isso pode levar a uma convulsão social, que reflete em uma crise política. Outro ponto é a questão da ética. Não é só ganhar por ganhar, é uma terceira via. E o ESG traz isso muito claro”, conta.
Uma das questões levantadas é se a estratégia de ESG pode ser desenvolvida também em micros e pequenas empresas. “Todo mundo pode participar desse jogo. Não é preciso complicar para cuidar do meio ambiente, para pensar no social e falar de governança. São passos simples, independente do porte da empresa. Isso não é só para grandes empresas. Ser anticorrupção, ter cuidado com todas as licenças, com a fiscalização que vai até o ponto comercial, manter uma relação com a comunidade. Ser ético não é uma coisa complexa”, garante Jandaraci.
Para finalizar o painel, os palestrantes falaram sobre o perfil dos novos líderes. Segundo eles, um gestor moderno tem que reconhecer que é cuidando do planeta, dos seus colaboradores e de seus consumidores, que o seu negócio também será cuidado. Além disso, a nova liderança diz respeito ao relacionamento com as pessoas, não apenas o networking.
“Os novos líderes têm uma nova lógica que é acessível, que é humana. São líderes que erram, que influenciam, que reconhecem que o melhor deles são os outros, a equipe que formam, a transformação que geram, engajam, que lideram por contexto e não mecanismos de controle, e mais que tudo possuem paixão e vontade”, ressalta o CEO da Dengo Chocolates, Estevan.
Pesquisa inédita
Ainda no segundo dia do evento, foi divulgado o estudo inédito “Lideranças brasileiras: Perfis que impactam o Ambiente dos Pequenos Negócios”, produzido pelo Polo de Liderança Sebrae. O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, apresentou a pesquisa que contou com a participação de mais de 1.000 entrevistados de todo o Brasil. Ao todo, foram identificados 13 perfis de liderança, considerados os mais relevantes, que representam uma atuação diversa e de ampla abrangência nas esferas da iniciativa privada, setor público e sociedade civil. O conteúdo geral da pesquisa pode ser acessado aqui.
Saiba mais
O maior evento sobre lideranças do país segue até quinta-feira (30) em um ambiente totalmente online, interativo e colaborativo, que reúne palestras, cases de sucesso, salas de conversa, conteúdos inovadores e disruptivos. Esta edição conta com mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, mais de 20 talks, painéis e cases de sucesso.
0 comentário