A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, anunciou recentemente a conquista de um de seus maiores marcos até hoje: a scale-up alcançou 100 mil clientes atendidos em sua carteira. E esse momento não foi por acaso, há anos a Omie mantém um crescimento sustentável e consistente. Somente em 2021, a empresa cresceu 60%, e possui grandes metas para os próximos anos.
As estratégias da companhia, fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, são pautadas em um propósito claro: destravar o crescimento das empresas no Brasil. A Omie coloca essa missão em prática por meio de um software de gestão empresarial completo e ideal para todos os tipos de negócios, provendo, ainda, acesso a serviços financeiros e educação empreendedora gratuita de alta qualidade.
A empresa, que captou R$ 580 milhões em setembro do ano passado, em rodada série C liderada pela Softbank, e um mês depois abasteceu o caixa com uma extensão da chinesa Tencent, atribui seu cenário positivo não apenas ao caixa, mas também a uma composição de timing de captação, indicadores saudáveis e uma margem bruta alta que garante o caminho para lucratividade. Marcelo Lombardo, CEO e cofundador da Omie, aponta que, com uma margem bruta de 75%, “a Omie prevê equilíbrio financeiro até meados de 2023, e sem desacelerar o ritmo que a companhia vem mantendo”.
Crescimento exponencial
Desde sua fundação, a Omie já captou mais de R$ 690 milhões em investimentos. Aurora Suh, CRO da Omie, explica que com os aportes recebidos, “ganhamos ainda mais força para ampliar nossa participação no mercado e investir na captação de novos clientes, evolução do nosso produto e ampliação dos canais de distribuição. Agora, o foco será em acelerar ainda mais os projetos que nos tragam escalabilidade, crescimento sustentável e que sejam rentáveis”.
Os investimentos recebidos pela Omie e o marco de número de clientes alcançado mostram a recepção do mercado para a solução que a empresa desenvolveu. Com isso, a empresa está ganhando força, ampliando market share e evoluindo seu produto.
Outra estratégia da Omie para ganhar capilaridade de mercado e ampliar seu portfólio de soluções são os M&As. Sigla para Merge & Acquisition, as fusões e aquisições realizadas pela Omie permitem que a empresa ofereça continuamente novos produtos e serviços ao seu ecossistema. “Os M&As não são um movimento para crescermos inorganicamente, mas pensados em sanar as dores de nossos clientes e contadores parceiros, que também foram muito potencializadas pela pandemia”. Vale ressaltar que a Omie conta com um time de Tech Ventures responsável por prospectar, fechar e aprimorar diversos tipos de parcerias por meio de algumas áreas, sendo uma delas a de M&As.
Desde setembro de 2021, a Omie já realizou quatro M&As: a Devi Tecnologia, empresa de software para varejo, a G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de contabilidade, o Linker, banco digital que oferece serviços financeiros e soluções bancárias para mais de 30 mil PMEs, e a Conpass, plataforma pioneira de Customer Experience, com foco na experiência de seus usuários. Em 2020, a empresa já tinha adquirido a Mintegra, solução que integra marketplaces e plataformas de e-commerce a sistemas de gestão. Esse vasto portfólio de empresas permite que a Omie tenha uma visão 360º de seu mercado e possa centralizar suas soluções nas necessidades do cliente.
Olhando para o futuro
Contemplando o aumento do crescimento dos negócios, a Omie pretende ampliar seu quadro de funcionários até o fim do ano. Além disso, mensalmente, entram para o portfólio da Omie de 5 mil a 6 mil novos clientes. “Estamos trabalhando o modelo inteiro de negócios para que cresçamos todo mês de forma constante e sustentável, sem perder a qualidade”, reforça Aurora.
Agora, a Omie visa novos planos que mantêm o foco no cliente, como o ‘Movimento de Segmentação’, que trará profissionais especializados em diferentes setores de atuação do cliente, além de criar produtos e indicadores por segmento, pensando em detalhar o universo de cada empreendedor e identificar de forma cada vez mais efetiva suas dores e necessidades. A meta é chegar a marca de 1 milhão de clientes até 2025.
As franquias da Omie também estão crescendo: hoje, já são 130 unidades, com um crescimento de 47% em 2021. Até o fim deste ano, o objetivo é ter, pelo menos, 200 unidades operando. A quantidade de contadores parceiros da Omie também é de peso: já são mais de 22 mil profissionais no Brasil.
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