Nesta terça-feira, 1º de novembro, é comemorado o Dia Mundial do Veganismo, data destinada a valorizar o mercado de alimentos e produtos derivados de plantas que não utilizam proteína animal. Como a pauta, aliada à sustentabilidade e meio ambiente, se tornou cada vez mais comum dentro do universo de tecnologia e inovação, selecionamos 6 marcas veganas que você precisa conhecer.

A primeira delas é a Vegan Business, um crowdfunding criado para arrecadar fundos para essas empresas que não utilizam material animal em seus produtos. O CEO da empresa, Christian ‘Crica’ Wolthers, comenta que essa sustentabilidade é o foco do veganismo. “Empresas veganas muitas vezes têm um olhar especial para que o produto seja produzido de forma mais justa e menos invasiva para o meio ambiente. Com o crescimento desse tipo de empresa, impulsionado pelos consumidores, as grandes corporações vão sentindo a necessidade de olhar para estes pontos também. Assim, aos poucos, o mercado se torna mais sustentável.”

Fundada em 2018, em Franca, no interior de São Paulo, a marca de calçados veganos ganhou destaque rapidamente no mercado nacional com produtos sustentáveis e sem origem animal. Para se ter uma ideia do crescimento, o faturamento de 2021 foi de R$ 520 mil, 85% maior que o obtido em 2020.

A Veggi se posiciona como o primeiro delivery de produtos veganos do Brasil. A startup foi fundada em 2020 em Florianópolis, e desde fevereiro faz entregas em São Paulo, onde oferece refeições livres de origem animal de cerca de 100 estabelecimentos veganos parceiros. O delivery comenta que grande parte de seus clientes não são veganos, mas pessoas que querem reduzir consumo de proteína animal, seja por motivos de saúde, da causa animal ou de preocupação com o meio ambiente.

A Solo Snacks, marca de lanches veganos, tem seus produtos distribuídos em 1.500 pontos de vendas no Brasil em 14 estados. A startup brasileira que já é uma das ‘queridinhas’ no país com seus Snacks à base de frutas e vegetais com ingredientes saudáveis, mira agora uma expansão no mercado internacional, já colocando um pé no mercado europeu com clientes na Suécia e Portugal. O próximo passo é chegar aos Estados Unidos. 

A Beleaf, startup de alimentos plant-based, como o próprio nome revela, acredita em mudanças. Cresceu oito vezes nos últimos dois anos. Em 2020 o faturamento mais que triplicou em relação a 2019, chegando a R$7 milhões. A Beleaf nasceu em São Paulo do anseio de abocanhar o mercado focando em boas práticas, voltadas à saúde e à sustentabilidade.

A marca de cosméticos naturais, orgânicos e veganos, cruelty-free e para todos os gêneros, conquistou o mercado com inovações em fórmulas 100% limpas, ingredientes certificados por organismos internacionais, atrelando tecnologia e alta performance em ativos de skincare e maquiagem para competir em um mercado até então dominado por grandes players de cosméticos sintéticos.

Veganismo é o futuro da alimentação?

O CEO da Vegan Business comenta sobre o futuro: “hoje somos quase 8 bilhões de pessoas no planeta e todo ano consumimos cerca de 150 bilhões de animais. Eu acredito que precisamos encontrar maneiras mais sustentáveis para alimentar a população global e acredito que a alimentação vegana é um dos caminhos para que isso aconteça”, finaliza o executivo. 

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