A Omie celebra nove anos em outubro e quando foi fundada por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, o objetivo era transformar o cenário empreendedor nacional, destravando o crescimento das empresas no Brasil, algo que se estende até hoje.

Atualmente, com mais de 110 mil clientes no ERP e 1.700 colaboradores, a companhia, que evoluiu de forma orgânica e por meio de aquisições, também comemora 100 mil alunos cadastrados na Omie.Academy, sua plataforma educacional, e a parceria com 35% dos cerca de 70 mil escritórios contábeis no Brasil.

“Nascemos com o propósito de mudar o cenário empresarial brasileiro. É fundamental que uma organização, independentemente de seu tamanho, invista em tecnologia e soluções de gerenciamento que otimizem o tempo, simplificando o dia a dia de nossos clientes e impulsionando o crescimento desses negócios”, afirma Lombardo, CEO da Omie.

A Omie se apoia em quatro pilares: Gestão: por meio de um ERP eficiente e intuitivo, baseado na nuvem, onde os usuários conseguem controlar todos os departamentos de forma integrada. Finanças: o Omie.Cash tem todas as funcionalidades de um banco digital integrado ao sistema de gestão, com conciliação automática, permitindo emitir cobranças via boleto e PIX a custos mais baixos que o mercado, além de diversas modalidades de linhas de crédito. Educação: Omie.Academy com cursos gratuitos, 100% digitais e com certificados que promovem conhecimento em diversas disciplinas voltadas ao empreendedor e contador. Comunidade: por meio do Portal Omie agiliza a comunicação e promove negócios entre o ecossistema formado por clientes, fornecedores, prestadores de serviços, bancos, fintechs e até o governo.

Evolução estratégica

Durante seu processo de expansão, a Omie identificou um parceiro primordial: o público contábil. “O relacionamento desde o início com os contadores fortaleceu nosso crescimento. Toda empresa precisa de um contador, então, é fundamental termos esses profissionais como parte do nosso desenvolvimento”, afirma Lombardo. Ao construir um time de relacionamento, a Omie ampliou sua rede e hoje tem mais de 23 mil contadores parceiros que utilizam o ERP em seus escritórios ou indicam as soluções aos seus clientes. 

Vale ressaltar que, como resultado dessa estratégia, a Omie e os outros quatro grandes players do mercado – Fortes Tecnologia, Keevo (Mastermaq), SCI Sistemas e Tron Informática – lançaram a joint-venture OneFlow, programa construído exclusivamente para escritórios de contabilidade e que pode ser usado em conjunto a qualquer ERP, além da aquisição da G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de contabilidade.

Seguindo sua esteira de crescimento, em 2015, dois anos após a sua criação, a Omie iniciou seu plano de expansão por meio de franquias, com a inauguração de duas unidades próprias: uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro. Atualmente, a empresa tem mais de 130 unidades franqueadas espalhadas pelo país. 

E muita coisa aconteceu ao longo destes nove anos que consolidaram a Omie no mercado como uma marca que efetivamente auxilia na gestão e no crescimento das empresas brasileiras, oferecendo soluções intuitivas e integradas permitindo a emissão de notas fiscais diretamente pelo sistema, serviço integrado à todas as prefeituras do Brasil.

Sempre focada em destravar o crescimento dos empreendedores, em 2021, a Omie firmou parceria com o Itaú e criou o “Itaú Meu Negócio Gestão by Omie”, produto que integra o sistema de gestão e serviços financeiros aos clientes PJ ‘s do banco, apoiando empresários com soluções para problemas além dos bancários. “Demos um salto ao nos associarmos a um dos maiores bancos da América Latina e passamos a atender mais clientes, com faturamentos maiores e que também precisavam de gestão rápida entre as áreas. É nesse momento que entramos e fazemos toda a diferença”, explica Lombardo. 

Aportes e aquisições: combustível para o crescimento

Após levantar cerca de R$690 milhões em diversas rodadas de investimento ao longo dos anos, a Omie conquistou mais força para ampliar os negócios e conquistar território. “Com os aportes, ampliamos nossa participação no mercado, investindo na captação de novos clientes, evolução do produto e aumentamos os canais de distribuição”, explica Lombardo.

A estratégia de Mergers & Acquisitions (tradução livre para “fusões e aquisições” – M&As) também é um forte movimento da empresa, principalmente para trazer novas soluções ao seu ecossistema. “Nossas aquisições são pensadas em sanar as dores de nossos clientes e parceiros, potencializadas pela pandemia e pelos desafios econômicos que vivemos”, comenta o CEO.

A empresa realizou seis aquisições desde novembro de 2020, avaliados de forma estratégica pela área de Tech Ventures: a Mintegra, solução que integra marketplaces e plataformas de e-commerce a sistemas de gestão; Devi Tecnologia, empresa de software para varejo; G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de contabilidade; Linker, banco digital que oferece serviços financeiros e soluções bancárias para mais de 40 mil PMEs; Conpass, plataforma pioneira de Customer Experience, com foco na experiência de seus usuários; Ergoncredit, player que atua em crédito para PMEs há vários anos no mercado.

Além disso, a Omie também se tornou referência entre os jornalistas de negócios e economia com a criação do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), um “termômetro econômico” das atividades das pequenas e médias empresas brasileiras em cinco grandes setores: Comércio, Serviços, Agropecuária, Indústria e Infraestrutura 

Desde a sua criação, a parceria com a AWS também foi fundamental para a construção robusta e confiável do ERP na nuvem da empresa, garantindo um produto 100% online, intuitivo e eficiente, adotando os mais rigorosos padrões de segurança do mercado. 

Para 2023, o objetivo é ampliar os negócios e lançar mais soluções que ajudem os clientes a sanar suas dores, envolvendo tecnologias como o PIX e serviços voltados às PMEs varejistas, especificamente ao PDV, entre outras novidades.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder