





A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
Ser uma Embaixadora e um Embaixador Endeavor é ser exemplo de giveback.
Essas pessoas doam o que não se pode comprar. Aquilo que só o tempo oferece. Sua experiência profissional. Abrem espaço na agenda, contam tudo sobre o que deu errado. Emprestam seus aprendizados para dezenas de outras pessoas crescerem mais rápido.
Além disso, as Embaixadoras e Embaixadores também contribuem financeiramente para que a Endeavor consiga acelerar, ainda mais, empreendedoras e empreendedores que aceleram o país.
Essa é a força por trás do trabalho da Endeavor. Quem está à frente dos maiores negócios do país forma novas gerações que estão vindo logo atrás.
Para contar mais um pouco sobre a experiência de carregar o sobrenome Endeavor, nós conversamos com as Embaixadoras Letícia Costa e Andrea Pinheiro, duas mulheres que carregam uma bagagem valiosa, ocupando papéis relevantes em grandes empresas do nosso país.


Por que doar horas para mentorar empreendedoras e empreendedores na Endeavor?
Andrea: “Acredito que o empreendedorismo é um caminho importante para melhorar o país. E a Endeavor me permite estar conectada com empresas de alto crescimento que estão revolucionando a maneira com que as coisas são feitas.
Quando eu dou uma mentoria, eu coloco um pouco da minha experiência e recebo de volta novas maneiras de pensar que estão sendo disruptivas em várias indústrias. No meu caso, eu aprendo muito sobre as tendências do setor financeiro, que está passando por grandes transformações, impulsionadas por esses novos entrantes.”
Letícia: “Empreendedorismo, do meu ponto de vista, é fundamental para a sociedade e economia de um país: alimenta o crescimento econômico, incentiva inovação, cria empregos e alavanca talentos. Sempre vi a Endeavor com um papel importante no ecossistema de empreendedorismo, mesmo em uma época em que o empreendedorismo no Brasil era, em sua grande maioria, por necessidade.
Neste contexto, me parece natural que eu tenha me aproximado da Endeavor há 14 anos, buscando entender como poderia participar e contribuir com as empreendedoras e os empreendedores.”
O que ser uma Embaixadora Endeavor significa pra você?
Andrea: “Em uma palavra: estimulante. Aprendo muito e tenho tido trocas valiosas, seja nas mentorias individuais ou coletivas e nos processos de seleção que participo.
Eu decidi ser Embaixadora Endeavor porque eu acredito que tem um momento na vida que precisamos praticar o giveback. E com a Endeavor posso fazer isso impactando empreendedoras e empreendedores que vão gerar empregos e riqueza para o nosso país.”
Letícia: “O meu contato inicial com a Endeavor foi em 2008. Eu buscava entender como a Booz Allen Hamilton poderia contribuir com as empreendedoras e empreendedores. Era uma troca: as scale-ups poderiam alavancar a experiência da minha empresa, e o time de consultoria poderia aprender a lidar com desafios de empresas em um estágio diferente. As scale-ups, por outro lado, teriam o apoio de uma grande empresa para crescer.
Logo depois, comecei a mentorar na Endeavor, buscando passar um pouco da minha experiência para ajudar as empreendedoras e os empreendedores, ao mesmo tempo em que eu queria entender melhor o mindset e a forma de trabalho dessas pessoas.
Me tornar Embaixadora Endeavor foi uma evolução natural: queria aumentar o meu envolvimento com o ecossistema, potencializando a minha contribuição e aumentando o meu aprendizado.”
O que mais te inspira no ecossistema da Endeavor?
Andrea: “Fazer parte e acompanhar de perto a revolução das scale-ups. Tem sido extremamente gratificante poder ajudar com a minha experiência empresas que vão transformar os seus mercados.”
Letícia: “Por um lado, creio que consegui auxiliar algumas empresas. Por outro lado, aprendi muito sobre o mindset de empreendedoras e empreendedores, bem como sobre seus desafios.
Esta troca é gratificante, e também me permite contribuir com o ecossistema, que começa a assumir um protagonismo social e econômico que é fundamental para o país. E acredito que a Endeavor tem um papel importante neste protagonismo.”
…
A Letícia e a Andrea fazem parte da rede Endeavor, formada pelas maiores referências em empreendedorismo do mundo. Clique aqui e conheça as pessoas da nossa rede.
0 comentário