A Copa do Mundo da Fifa 2022 chega às oitavas de final o mundo acompanha a competição. A tecnologia agora traz novas formas de assistir aos jogos da Copa e cada usuário pode escolher a que preferir. Além das já tradicionais transmissões em TV aberta, as plataformas de streaming chegaram a todo vapor, e com o apoio da FIFA, trouxe maneiras mais descontraídas para abraçar o público mais jovem que acompanha a Copa do Mundo.
“O futebol foi um produto perfeito para a comunicação do século 20 e os projetos de expansão da comunicação de massa reguladas pelos estados. O streaming é o século 21, com distribuição descentralizada. Neste novo cenário, o consumo é pensado para atingir audiências que têm possibilidade de customizar suas rotinas e seu entretenimento. Não são mais reféns de uma programação única típica da comunicação de massa, que lhes impunha narrativas” afirma Bruno Maia, especialista em inovação e novas tecnologias do esporte e entretenimento.
O Startupi listou aqui formas diferentes de acompanhar os jogos das seleções:
1 – Canais abertos
A forma mais simples e conhecida de acompanhar os jogos ao vivo, mesmo com novas tecnologias e possibilidades chegando. A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão na televisão aberta brasileira, passou todos os jogos da competição ao vivo e adaptou toda sua escala para transmitir as partidas. O canal acaba sendo a principal escolha para os saudosistas das transmissões clássicas e ainda conta com um tempero especial: tem Galvão Bueno, em sua última copa, narrando os jogos do Brasil.
“Comparando o perfil da audiência das nossas transmissões esportivas ao vivo no streaming e na TV a cabo, é possível perceber que, apesar de existir uma intersecção, o público do digital é mais jovem, mais conectado e early adopter de novas tecnologias”, diz Guilherme Figueiredo, CEO da NSports, plataforma de transmissão de jogos na internet.
2 – Streaming
A Globo ainda trouxe uma nova forma para os assinantes do Globoplay assistirem aos jogos, apostando em Tiago Leifert como principal rosto da marca no mundo esportivo digital. Nas transmissões do Globoplay, Tiago leva o jogo de forma mais descontraída na narração, fazendo brincadeiras com os jogadores. Na plataforma ainda é possível acompanhar as transmissões clássicas que passam no canal aberto da emissora.
3 – Twitch
Principal plataforma de lives na internet, a Twitch agora tem a possibilidade de acompanhar os jogos ao vivo, e de graça, em determinados canais. O fenômeno da internet, Casimiro Miguel, fechou uma parceria com a FIFA e transmite com imagens um jogo da Copa por dia, escolhendo sempre os do Brasil. Vale citar que Casimiro alterou toda sua programação diária para receber os jogos e reagir aos outros que acontecem. Recentemente, o streamer bateu o recorde mundial de pessoas assistindo a uma live.
4 – Fifa +
Buscando entrar ainda mais de cabeça nesse universo, a FIFA inovou e trouxe uma plataforma totalmente grátis para os usuários. Denominado de FIFA+, o aplicativo transmite ao vivo todos os jogos da Copa do Mundo com uma equipe exclusiva de narradores brasileiros. A plataforma pode ser acessada online ou pelo aplicativo para dispositivos móveis.
5 – Youtube
Acompanhando o público mais jovem como a Twitch, o Youtube trouxe alguns streamers e suas transmissões funcionam da mesma forma, totalmente grátis. Casimiro também transmite suas partidas na plataforma e traz uma programação que dura o dia todo com todas as informações e curiosidades sobre a principal competição do futebol mundial.
“O sucesso de Casimiro é fruto dessa descentralização. É uma transmissão bem diferente da que temos em canais tradicionais e atende a um público específico. Além disso, vem de um trabalho consistente de construção de audiência há 3 anos nos canais dele, com um público que sabe bem o que ele oferece. Foram muitos jogos feitos antes, o que preparou para esse evento e para esse sucesso que ele colhe agora”, explica Bruno Maia.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário