





A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.
Leia o artigo e saiba como foi a segunda edição de 2022 do Programa Scale-Up Endeavor: as 102 scale-ups que começaram a aceleração no Scale-Up Day e que faturaram, juntas, mais de 3 bilhões de reais.
O Scale-Up Endeavor é o programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil, com turmas de cinco meses, de todos os setores e regiões do país.
Aceleramos 102 scale-ups, lideradas por mais de 250 empreendedoras e empreendedores de diferentes estados, verticais e indústrias. Que já causam um grande impacto no nosso ecossistema e no país.
Juntas, em 2021, as empresas faturaram quase 1 bilhão de reais, e querem fechar 2022 faturando 3 bilhões de reais, empregando mais de seis mil pessoas e crescendo mais de 200% ao ano.
Veja, abaixo, as scale-ups que passaram pela aceleração. O material é interativo, use as setas abaixo para conferir a divisão por indústria.
Para muitas dessas empresas, este foi o início do relacionamento com a Endeavor – que a gente espera ser duradouro. Mas, também temos exemplos de scale-ups que estão com a Endeavor há vários anos, como a Dinie, a Laura, Biscoitê e a Skelt.
“A Endeavor foi a decisão mais acertada que eu fiz”, Elaine Moura, empreendedora e CEO da PopCorn Gourmet
Avanços em Diversidade e Inclusão
Essa turma também mostra o quanto estamos evoluindo no nosso trabalho em diversidade e inclusão.
Em 2020, realizamos um censo com toda a rede Endeavor e percebemos que ampliar a representatividade dentro dos nossos programas de apoio é fundamental.
Por isso, temos a ambição de chegar em 2025 com 40% de representatividade de mulheres e 40% de representatividade de pessoas negras em todos os nossos públicos aqui na Endeavor.
Desde então, movemos alguns ponteiros.
No nosso ecossistema, apenas 9% das scale-ups são fundadas por mulheres e 5% por pessoas negras. Já no Scale-Up Endeavor, nós aumentamos de 23 para 32% a porcentagem de scale-ups fundadas por mulheres e de 13 para 21% a porcentagem de scale-ups fundadas por pessoas negras.
Sabemos que o caminho a ser percorrido ainda é longo.
Mas celebramos cada passo. Fruto de um trabalho ativo do nosso time e da nossa rede, e que já gera impacto no ecossistema.
Como funciona o Programa Scale-Up Endeavor?
Durante cinco meses, as selecionadas contam com o suporte da rede Endeavor em mentorias individuais e coletivas sobre desafios específicos do crescimento acelerado, como Liderança e Talento, Estratégia de Crescimento e Acesso a Capital.
São conversas com mentoras e mentores que são referência em negócios de alto impacto, como as Empreendedoras e Empreendedores Endeavor Mariana Dias da Gupy, Robson Privado da MadeiraMadeira, Marcia Netto da Sallve e Paulo Alencastro da único. Essas mentorias salvam meses na direção errada e encurtam a jornada para o crescimento em escala.
Saiba como foi a primeira edição do Scale-Up Endeavor 2022
As empreendedoras e empreendedores também realizam trocas peer-to-peer, em que podem compartilhar suas experiências e se ajudam a crescer, além de terem a oportunidade de gerar negócios com as nossas empresas parceiras, que buscam soluções inovadoras e atuam como clientes e investidoras.
Os grandes marcos do Scale-Up Endeavor 2022.2
A edição 2022.2 começou especial: a abertura do programa aconteceu no Scale-Up Day, um evento feito especialmente para as selecionadas se conectarem presencialmente com a nossa rede.
Porque sabemos que as conexões certas podem mudar o futuro de um negócio.
“A Endeavor, além de abrir diversas portas, conecta a gente com os melhores empreendedores do Brasil e do mundo. E a gente sabe que vai receber de volta um conselho sincero de pessoas que sabem muito mais do que a gente”, Fernando Sartori, empreendedor e CEO da FinPec




Além disso, ao longo da aceleração, também criamos muitas condições para que essas transformações acontecessem.
Foram 439 mentorias individuais com grandes referências do ecossistema. E também 40 meetups dentro dos nossos pilares da aceleração – Acesso a Capital, Growth, Liderança e Talentos e Diversidade e Inclusão.
Todos esses encontros totalizaram 730 horas de mentorias.


“Estar em contato com um ecossistema feito de pessoas que vivem a mesma dor ou estão em um momento acima é fascinante. Conseguimos resolver muitas dores em uma única conversa”, Gilmar Bueno, empreendedor e CEO da Unicainstancia
Qual o impacto de cinco meses?
No programa Scale-Up da Endeavor Brasil, são 5 meses de aprendizados, trocas e momentos que ajudam empreendedoras e empreendedores a crescer e fazer a diferença no mercado.
0 comentário