* Por Ana Debiazi
Apesar do momento delicado que as startups enfrentam, o próximo ano pode e deve ser marcado pelo crescimento de captações. Em 2021, por exemplo, foram investidos aproximadamente R$ 53 bilhões, com o surgimento de dez unicórnios no Brasil. Ou seja, um verdadeiro marco histórico.
Já o ano de 2022 começou (e segue) com grandes desafios: inflação mundial, aumento da taxa de juros nos EUA que reflete no mundo todo, guerra entre Rússia e Ucrânia e incertezas no cenário político-econômico brasileiro. Fatores que levaram ao ajuste de valuations e ao conservadorismo na hora de investir.
Mas a boa notícia é que há muito dinheiro disponível nos fundos de investimento. Apenas a régua de critérios que aumentou bastante para as tomadas de decisão. Portanto, se há recursos, há sempre novas oportunidades, basta se atentar ainda mais ao ecossistema e às dores do mercado.
As tendências para 2023, por exemplo, podem já servir de Norte. Conforme as movimentações em destaque, os olhares podem se voltar à segurança e à autossuficiência no supply chain; ao fornecimento de água e saneamento; à logística reversa e à economia circular; e à transformação digital direcionada à internet das coisas, à inteligência artificial, à realidade virtual e à experiência imersiva do cliente, além do 5G e do blockchain.
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Então, se quiser aumentar as captações e acelerar o crescimento da sua startup no ano que se inicia, tenho mais cinco dicas:
1 – Valide seu produto
Mostre aos investidores que a lição de casa está feita. Valide, conquiste os primeiros clientes, emita as primeiras notas fiscais. Isso mostra que está trabalhando, o produto é viável e o mercado está comprando o que desenvolveu. Ou seja, o empreendedor está atrás de investimento para tração e não para validação.
2 – Monte um pitch de respeito
Aqui é o momento crucial de vender a ideia do seu negócio para investidores. Então, monte um pitch “matador”. Fale do mercado, dos concorrentes, do seu modelo de negócio, da monetização, do time, da estratégia para tração, do tamanho do cheque que precisa, onde vai usar o dinheiro e do valuation. Falando deste último, não se iluda com valores fora da realidade. Calcule corretamente e de acordo com o mercado seu valuation e saiba defendê-lo.
3 – Estude sua área de atuação
Mapeie o segmento em que deseja trabalhar. Entenda o mercado de investimentos ligado à sua tese. Já comece a se apresentar aos fundos mapeados, mesmo que ainda não esteja captando. Afinal, eles querem acompanhar seu crescimento para no momento de captar serem os primeiros da fila. Lembre-se: captação é relacionamento; pode levar meses para conseguir o dinheiro.
Torne-se especialista na área. Isso é fundamental para o sucesso. Um bom empreendedor faz seu negócio ir longe, mesmo se o produto não for tão bom, pois os investidores ajudam a modelá-lo.
4 – Ninguém quer mais do mesmo
Estamos vendo constantemente mais do mesmo. Muitas startups nascem copiando outros modelos de negócio, sem visar a um diferencial.
Então, por que eu apostaria em um produto nascente se o mercado já está dominado por concorrentes? Se o seu produto não traz nenhum diferencial competitivo, se não agrega valor, por que eu deveria apostar na ideia? Novamente vale ressaltar: os investidores estão seletivos e querem ver inovação. Se deseja entrar no mercado, conheça-o, conheça os concorrentes e traga soluções novas.
As startups que chegaram ao patamar de scale up vieram com diferencial competitivo, com estratégia de penetração de mercado e com um time realmente diferenciado.
5 – Invista em marketing
Por fim, vale sempre esta máxima: “Quem não é visto não é lembrado”. Investimento em marketing é essencial para o crescimento de uma marca. Conte com uma equipe comercial boa que testa e valida o modelo de negócio e ainda acha o caminho certo para a conquista de clientes. Trata-se de uma iniciativa fundamental.
Saber planejar, ter estratégia, pivotar no momento certo e ouvir o setor é e sempre será o caminho.
Ana Debiazi é CEO da Leonora Ventures, corporate venture builder com DNA inovador e com proposta de trazer soluções para os setores de educação, logística e varejo e promover a aproximação entre organizações já consolidadas e startups
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