Em 2018, o iFood iniciou um projeto em parceria com a consultoria de qualidade de software Sofist, para promover a excelência na experiência de seu aplicativo, aumentar a garantia da qualidade e, por consequência, melhorar a conversão de acessos em pedidos.
“O iFood é uma foodtech líder na América Latina. É importante que o cliente, ao acessar a plataforma, tenha a melhor experiência possível: que consiga navegar sem grandes interferências, sem encontrar problemas de funcionalidade. Assim, por meio da parceria, buscou-se melhorar a experiência e conversão dos usuários.” Afirma Juliana Dias, gerente de engenharia de software e responsável pela engenharia de qualidade no iFood. “A Sofist tem uma metodologia própria e consolidada no mercado, além de experiência na validação em produtos digitais, o que a torna o parceiro ideal para realizar o processo de garantia da qualidade em nossa plataforma”, complementa.
Início do projeto e desenvolvimento de melhorias com mais velocidade
Segundo Juliana Dias, a foodtech cresceu rapidamente, e o time de tecnologia encontrou-se em um cenário acelerado de alta complexidade de gestão da qualidade do produto. Com o início da parceria, a Sofist possibilitou um suporte aos processos e procedimentos de qualidade do iFood, abrangendo testes humanos (manuais) e avaliação das funcionalidades complexas do aplicativo.
Já nos primeiros meses do projeto foi possível reduzir em mais de 60% os problemas que poderiam impactar na taxa de conversão de clientes. Como resultado, com apenas três cenários de testes, foi possível identificar um problema que antes demandava a execução de dez cenários de testes. Dessa forma, não foi mais necessário esperar que a aplicação ficasse disponível no mercado para receber um reporte final do usuário.
A dinâmica do trabalho
A Sofist trabalhou inserida nos times ágeis de tecnologia do iFood, que contam com um ambiente de vários squads. Essa estrutura permitiu que os profissionais da consultoria apoiassem desde a definição das regras de negócios, ajudando na especificação dos requisitos, até o desenvolvimento e a entrega final do produto para o usuário.
A consultoria trouxe uma visão do usuário real, o que contribuiu para desenvolver melhor os requisitos e abranger o maior número de pessoas com visão estratégica sobre o software e a interação das pessoas com o aplicativo.
O trabalho realizado apresentou cenários variados de testes que permitiram evoluir o aplicativo, avaliar se as funções atingiam os objetivos para os quais foram desenvolvidos e diminuir possíveis falhas ainda na fase de desenvolvimento. Ao antecipar o máximo de problemas, foi possível reduzir o custo operacional de correção e melhorar a experiência do usuário final.
A equipe da Sofist também contribuiu na disseminação da cultura de qualidade, compartilhando conhecimentos sobre a criação de cenários de testes, experiências anteriores, novas ferramentas e métodos para detectar problemas.
“Tenho contato direto com o time e coordenadores de testes humanos da Sofist. Eles atuam como um time do iFood, com o mesmo engajamento e atenção. Além dos resultados técnicos, que trouxeram melhoria na qualidade do aplicativo, a parceria permite disseminar a cultura de qualidade e incentiva os desenvolvedores a pensarem na qualidade antes de definirem um código. Esse trabalho continua nos direcionando a entregar a melhor experiência de navegação aos nossos usuários finais”, concluiu Juliana.
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