Adentrando no mundo de mídias geradas por IA, a Google criou uma nova plataforma capaz de criar melodias e músicas a partir de descrições simples fornecidas pelos usuários. Denominada de MusicLM, a plataforma ainda está em processo de criação, mas já é possível ver alguns testes realizados pela própria Google em seu site provisório.

“Apresentamos MusicLM, um modelo que gera melodia de alta fidelidade a partir de descrições de texto como ‘uma música calmante de violino apoiada por um riff de guitarra distorcido’. O MusicLM lança o processo de geração de música condicional como uma tarefa de modelagem hierárquica de sequência a sequência, e gera música a 24 kHz que permanece consistente durante vários minutos”, comentou o Google, em um comunicado oficial, ao apresentar a inovação.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Outros diferenciais da plataforma de música

A plataforma ainda é capaz de criar melodias que combinam com quadros de pinturas famosas, usando como base tanto a imagem do objeto quanto uma breve descrição do que é representado. Quanto mais detalhes fornecidos pelo usuários, mais complexa e inteira será a melodia.

“Nossas experiências mostram que o MusicLM supera os sistemas anteriores tanto em qualidade de áudio quanto em aderência à descrição do texto. Para apoiar pesquisas futuras, lançamos publicamente MusicCaps, um conjunto de dados composto de pares de texto musical de 5,5k, com descrições ricas em texto fornecidas por especialistas humanos”, continua o comunicado oficial da plataforma de buscas.

A Google ainda não disponibilizou a plataforma para uso do público por temer o plágio na hora da criação da nova música, mas valoriza a pesquisa e investe em novas formas para lançar a plataforma regulamentada e com qualidade.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder