Diariamente, recebemos ligações indesejadas de números desconhecidos, que ao atender rapidamente desligam ou um robô começa o atendimento. Isso provavelmente é um sinal das chamadas robocalls. Trata-se de ligações realizadas por robôs de centrais de telemarketing que estão tentando entrar em contato com você.

Muitas vezes as ligações apenas servem para testar se o número ainda é utilizado para seguir encaminhando propagandas ou apenas ligações de spam. Para ajudar usuários incomodados, a Anatel lançou um novo sistema chamado ‘Qual empresa me ligou’, criado em parceria com as principais operadoras de ligações do mercado.

Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!

Em um balanço realizado pela própria Anatel, até junho de 2022, eram realizadas cerca de 4 bilhões de chamadas robocalls por semana no Brasil. Já em janeiro de 2023 observa-se uma redução desse número para 2,4 bilhões de chamadas semanais, uma diminuição de cerca de 40%. A agência calcula que, em média, isso significa 200 chamadas a menos para cada cidadão brasileiro.

Como evitar ligações indesejadas ou robocalls

Na nova plataforma da Anatel, o usuário pode conferir a operadora responsável pela ligação e até o CNPJ da empresa. Com a plataforma, é possível confirmar se a ligação foi realizada em forma de spam ou se a ligação foi realizada de um número com pessoa real. Ainda é possível utilizar uma outra plataforma também da Anatel, denominada de ‘Não Me Perturbe’, o usuário pode cadastrar o próprio número para que deixe de receber ligações indesejadas.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder