A Gupy, empresa líder em tecnologia para Recursos Humanos no Brasil, fez a aquisição da Pulses, plataforma de gestão de pessoas. É o terceiro M&A da HR Tech em menos de dois anos e acontece 12 meses após receber um investimento de R$ 500 milhões.
A Pulses é uma plataforma que usa people analytics para ajudar os profissionais de RH e gestores a mensurar e criar estratégias para clima, cultura organizacional, engajamento de pessoas colaboradoras e employee experience.
Por meio de tecnologia avançada e metodologias de escuta contínua, viabiliza que as empresas aumentem o engajamento, reduzam o turnover e alavanquem os resultados do time, suportando a criação de planos de ação assertivos com base em dados e insights automatizados do mercado. Fundada em 2016 por cinco empreendedores em Itajaí (SC), a empresa recebeu em 2021, um aporte de um dos fundos da Invisto, gestora de venture capital da região Sul, em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Gupy e Pulser
A Pulses possui uma plataforma com um grande diferencial de people analytics, o que possibilita que as lideranças atuem de forma preventiva para garantir uma boa experiência das pessoas colaboradoras. “Tudo isso pode afetar o desempenho financeiro das empresas, já que um time mais engajado possui melhores índices de produtividade e retenção e menores tendências de apresentar problemas de saúde mental e absenteísmo. Além disso, pessoas mais engajadas conseguem se desenvolver melhor e tendem a ser mais criativas, ajudando as empresas a se reinventarem e serem mais inovadoras no longo prazo”, afirma Mariana Dias, CEO e cofundadora da Gupy.
De acordo com o estudo State of the Global Workplace: 2022, da Gallup, pessoas colaboradoras engajadas são mais inovadoras e produtivas, e estão mais sintonizadas com as necessidades dos clientes. Além disso, um time altamente engajado resulta em uma diferença de 23% na lucratividade das empresas e um crescimento até três vezes mais rápido do que os seus concorrentes.
Com presença em todo o Brasil, a startup tem mil clientes atualmente, sendo que, 50% são médias e grandes empresas como Loft, Petz e Stone, que se encaixam nos perfis de clientes estratégicos para a Gupy. Com a nova aquisição, a Gupy contará com uma carteira aproximada de 4 mil clientes e mais de 36 milhões de usuários, entre pessoas candidatas e colaboradoras de empresas que utilizam seu ecossistema de soluções. Além disso, o número de colaboradores passa a ser 20% maior, chegando a média de 750 pessoas no quadro de funcionários.
Para Cesar Nanci, CEO da Pulses, a união das empresas se refletirá em mais escala e eficiência para os clientes: “A Pulses existe para impulsionar o potencial das pessoas e dos negócios. Hoje, uma empresa que investe em engajamento reduz em média 24% a taxa de turnover, o que impacta diretamente na redução de custos, e proporciona um aumento médio de produtividade de 17% e um aumento médio de receita em 20%. Um bom exemplo disso é o grupo Energisa, cliente da Pulses desde 2019, que além de atingir esses marcos aumentou 94% da avaliação positiva das lideranças, com uma adesão média de 84% dos 11 mil colaboradores. O potencial de soluções e integrações que temos agora com a Gupy é enorme, vem muita inovação por ai”.
Desde que começou sua atuação, em 2015, quando o foco era Recrutamento e Seleção, a Gupy vem expandindo sua abrangência. Nos últimos anos, investiu no lançamento de novas verticais como Admissão Digital e, mais recentemente, Educação Corporativa com a compra da startup Niduu.
Em 2022 a HRTech teve outra importante aquisição, a Kenoby, sua maior concorrente em Recrutamento & Seleção. Agora, com a Pulses em 2023, a Gupy amplia o seu ecossistema de soluções para o RH, expandindo não só seu tamanho de mercado, mas também impulsionando o valor agregado oferecido para as empresas enfrentarem os desafios de gestão no atual cenário macroeconômico.
“Algo que acertamos em todas as aquisições até agora, sem dúvida, foi encontrar fundadores com uma visão audaciosa e inovadora de transformar o setor de RH por meio da tecnologia, além, é claro, de times compostos por pessoas incríveis que são especialistas em seus mercados. Ao mesmo tempo, sabemos que para um M&A dar certo é necessário que exista uma cultura forte e semelhante entre as empresas, e isso é algo que sempre prezamos e investimos”, explica Mariana.
“A própria plataforma da Pulses tem nos ajudado muito, nos últimos anos, a mantermos um alto crescimento mesmo em tempos mais complexos. Dessa forma, estamos seguros e confiantes em oferecer essa solução de engajamento para todas as empresas. É um produto que somos fãs, e sabemos que pode fazer a diferença no que acreditamos ser o maior diferencial competitivo dos negócios: as pessoas”, finaliza a CEO da Gupy.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário