[embedded content]
Endeavor Brasil

Endeavor Brasil

A Endeavor é a rede formada pelas empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups que mais crescem no mundo e que são grandes exemplos para o país.

O Web Summit é a maior conferência de inovação e tecnologia do mundo, com a missão de conectar lideranças, pessoas investidoras e grandes players do ecossistema.

Pela primeira vez aqui no Brasil, o evento reuniu mais de 21 mil pessoas, 500 investidoras e investidores e 970 empresas no Rio de Janeiro. E a Endeavor não ficou de fora!

Camilla Junqueira, nossa diretora geral, mediou um painel sobre como empreendedoras e empreendedores podem conquistar seu primeiro  investimento.

O papo no Web Summit contou com especialistas em fundraising: Itxaso del Palacio, partner da Notion Capital, Tilo Bonow, fundador e CEO da Piabo e Ali Jamal, founding partner da First Check Ventures.

Confira os aprendizados dessa conversa. 

Primeiros passos para buscar investimento

“Peça um conselho e você consegue dinheiro. Peça dinheiro e você vai receber um conselho.” –  Itxaso, Notion Capital

  • – Desenvolva relacionamentos com investidoras e investidores o mais cedo possível. Assim, é mais fácil incorporar feedbacks e se sentir confortável para conversar sobre investimentos.
  • – “Peça um conselho e você consegue dinheiro. Peça dinheiro e você vai receber um conselho.” Fale com as pessoas sobre sua ideia, consulte especialistas, incorpore dicas valiosas para fundamentar sua primeira rodada.
  • – Tenha paciência, persistência e pivote se necessário. Quem empreende precisa ser capaz de mudar a rota, ter humildade para reconhecer que não sabe tudo e aceitar conselhos de especialistas e pessoas que investiram desde o começo no sonho.

Saiba mais sobre o cenário de fundraising para scale-ups

O que os fundos procuram?

“Energia e paixão às vezes são mais importantes do que o que está no business plan.” – Tilo, Piabo

  • – Tilo busca o que ele chama de 5T: Time, Timing, Tração, Território e Tecnologia. Essas características analisadas em conjunto podem ser decisivas para uma captação.
  • – O perfil da empreendedora e do empreendedor também são analisados. Tilo procura pessoas protagonistas, com energia e paixão para atrair contratações e potenciais clientes.
  • – Para Itsaxo, o produto também é importante. Em um mercado competitivo, é fundamental reter clientes e, para isso, precisam se encantar por suas soluções.
  • – Ali valoriza o comprometimento e o conhecimento das lideranças sobre seu mercado, sua concorrência e suas próprias fraquezas. “A combinação de visão com paixão garante a execução”.

Boas práticas para conversar com fundos

“Admiro quem consegue cortar todos os excessos e realmente consegue criar e executar.” – Ali, First Check Ventures

  • – Deixe seu fundo “preferido” por último. Assim, você faz seu pitch muitas vezes e o treino torna ele muito melhor.
  • – Faça a lição de casa e pesquise sobre os fundos. Busque conexões em comum e peça para alguém apresentar você e seu negócio, essa é uma forma mais amigável de abordar investidoras e investidores.
  • – Seja eficiente. Ao entrar em contato com fundos pela primeira vez, envie todos os pontos chave sobre quem é você, o que quer e o que procura. Quanto mais objetivo e fácil de entender, melhor.
  • – Para criar um bom storytelling, tenha clareza do seu público alvo e de quem é protagonista da história. Construir uma perspectiva única é fundamental para se destacar na multidão.
  • – O princípio do storytelling também se aplica ao pitch deck. Além de apresentar dados, crie emoções e desenvolva uma narrativa que atraia investidoras e investidores.

Veja o vídeo completo para conferir todas as informações do painel na íntegra. 

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder