A foodtech Simple&Co, que usa dados para criar e fazer a gestão de marcas virtuais na área de alimentação por meio de restaurantes parceiros, acaba de anunciar a aquisição da Clouki, concorrente que também licencia marcas de diversas culinárias para aumentar o faturamento e a eficiência das cozinhas de restaurantes.

Com a transação, a Simple&Co se torna a maior empresa de DNVB (marcas nativas digitais, na sigla em inglês) para delivery de refeições prontas na América Latina, operando por meio de restaurantes existentes.

Fundada em 2020 pelos empreendedores André Piva, ex-sócio do fundo de private equity Innova Capital; e Alan Pedroso, ex-consultor da Falconi e com passagens por private equity e M&A, a startup tem agora 14 marcas próprias, mais de 100 lojas virtuais e presença em 13 estados brasileiros.

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De acordo com os cofundadores da foodtech, a meta é quintuplicar o número de lojas virtuais em um ano. “Seguimos crescendo em um cenário em que a desaceleração das startups é evidente, pois possuímos um modelo asset light que possibilita aumentar a nossa base com margens saudáveis. A aquisição da Clouki está em linha com nossa estratégia e vai acelerar a entrega das nossas metas. Temos sinergias e complementaridades na distribuição geográfica, posicionamento de produtos e skills das equipes. O momento é de ganhar escala”, afirma Alan Pedroso.

Uso de dados na Simple&Co

A empresa foi fundada no início da pandemia pelos sócios, que perceberam que muitos lugares tinham cozinhas com ociosidade e viram ali uma oportunidade de negócio. Foram criadas marcas virtuais próprias para serem operadas por meio de restaurantes parceiros. Dessa maneira, os estabelecimentos associados ao ecossistema da Simple&Co agregam faturamento às suas estruturas já existentes e a foodtech recebe um percentual das vendas de suas lojas virtuais.

Em três anos de operação, a Simple&Co conta com parcerias que registram faturamentos extras que vão de R$20 mil até R$150 mil mensais por estabelecimento. Com a entrada da Clouki, a empresa passa a disponibilizar oito novas marcas que complementam o seu portfólio atual, focando em outros públicos e ocasiões de consumo. Além disso, são mais dados para alimentar sua ferramenta tecnológica de inteligência de mercado e performance.

“Evoluímos muito nesse tempo de operação e hoje contamos com uma tecnologia proprietária que nos permite saber com com maior assertividade para onde expandir, como desenvolver nossas marcas e como aumentar a performance das nossas lojas virtuais, cruzando a oferta de cada região e a demanda do público consumidor de cada local, por meio de algoritmos que utilizam dados de diversas fontes externas e internas”, explica André Piva.

Startup se prepara para rodada série A

Em setembro do ano passado, a Simple&Co captou uma rodada de R$3,5 milhões de 356 investidores, por meio de equity crowdfunding. A oportunidade chamou a atenção da Bertha Capital, que realizou a maior participação majoritária de um único investidor institucional em uma startup nesta modalidade de investimento no Brasil. Com os resultados conquistados e o potencial de escala do negócio, a Simple&Co se prepara para uma nova rodada série A para investir na sua tecnologia e expansão.


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