O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu arquivar o processo contra a Volkswagen em sua campanha publicitária de comemoração aos 70 anos da chegada da marca no Brasil, na qual a cantora Elis Regina, recriada por meio de inteligência artificial, aparece cantando ao lado de sua filha Maria Rita.

O processo foi aberto após clientes “questionarem se é ético ou não o uso da inteligência artificial para trazer pessoas falecidas de volta à vida como realizado na campanha”, mas segundo o conselho de ética do Conar, a propaganda não fere os princípios do Código Brasileiro de Publicidade.

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“O colegiado considerou, por unanimidade, improcedente o questionamento de desrespeito à figura da artista, uma vez que o uso da sua imagem foi feito mediante consentimento dos herdeiros e observando que Elis aparece fazendo algo que fazia em vida”, disse o Conar em nota oficial.

Volkswagen juntou Elis Regina e sua filha em publicidade

Por meio da tecnologia deepfake, a Volkswagen criou a propaganda para comemorar os 70 anos da chegada da marca no Brasil. O vídeo começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz – versão moderna e 100% elétrica da Kombi – enquanto canta o clássico de Belchior “Como nossos pais”, que fez sucesso na voz de Elis na década de 70.

O comercial continua com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como Fusca e Brasília. Até que Elis Regina surge em uma Kombi antiga para cantar o dueto com a filha.


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