A decisão de iniciar um negócio é um grande feito na vida de um empreendedor, mas para que isso ocorra de forma efetiva, é preciso ter maturidade e se atentar a alguns erros que podem prejudicar a longevidade da empresa, podendo ser decisivos e irreparáveis. É preciso ter calma e sempre se programar para mudanças que venham para beneficiar por completo seu negócio.

Principalmente nos primeiros anos, é necessário aproveitar todas as oportunidades de aprendizado, participar de mentorias com atores do ecossistema, realizar cursos de especialização, quanto mais informações tiver sobre a prática de empreender, menores serão as chances de cometer falhas que podem ser fatais para os negócios.

Confira cinco erros cruciais que todo empreendedor deve evitar:

Trabalhar no problema errado

É comum que os empreendedores, especialmente em seu início, deem atenção a determinados erros, antes de validar isso com o seu cliente final. E isso, ocasiona o segundo erro que é muito comum que ocorra neste momento: tentar resolver muitos gargalos ao mesmo tempo.

Trabalhar em muitos problemas

Muitas vezes os empreendedores tentam resolver erros demais, geralmente não conseguindo criar uma solução enxuta, específica e simples de entender, ou seja, se não é fácil de entender também não é fácil de vender. Por isso, na maioria das vezes, é preciso escolher um problema e ter ao mesmo tempo alguns problemas correlatos e adicionais que podem ser resolvidos facilmente para melhorar a experiência do seu cliente.

Não entender as dores atreladas ao problema

A empresa pode descobrir um problema relevante, mas as pessoas não compram soluções para problemas, e sim remédios para suas dores. Sem entender a dor, não é possível fazer um marketing eficiente. O problema é a raiz e o fundamento de todo o projeto.

Não definir o cliente ideal para aquela solução

Toda solução tem um ótimo cliente. Uma parte do público que tem um determinado problema ou dor que foi identificada, é essa parte que vai ter uma solução para cada um deles. Geralmente é o cliente que vai dar nota nove ou dez no NPS, e a maior parte dos empreendedores acha que quando essa métrica cai, o problema é a solução, mas geralmente quando nós falamos de um início de jornada, isso significa vender para o cliente errado.

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“A solução inicial deve ser simples e boa para alguém, mas não se pode contar que ela será boa para todos. Para isso, a empresa precisa evoluir para atender múltiplas personas – mas antes é preciso descobrir o seu público-alvo, de forma que isso vai gerar um NPS alto, entre nove e dez, e procurar fazer a comercialização apenas para as pessoas semelhantes a elas. Isso vai fazer com que a empresa fature mais, sem pressão para o desenvolvimento do roadmap”, explica Denis Ferrari, CEO da Azys, aceleradora de inovação.

Quando o empreendedor não descobre o cliente ideal, às vezes ele tem uma boa solução, mas morre por achar que ele vai atender a todos. Portanto, o ideal é saber quem você irá atender bem logo de início.

Buscar grandes soluções

Geralmente, a pessoa que é mais criativa e técnica tem uma visão do que é uma solução completa e isso normalmente é mais do que o cliente precisa. Então, quando se tem uma solução grande, o empreendedor cria uma série de problemas. Solução grande é um dos piores erros para os projetos iniciantes, já que pode estar relacionada ao fato de a empresa querer resolver múltiplos problemas ao mesmo tempo.

Então quando se faz uma solução grande e completa na visão do empreendedor, provavelmente se está fazendo mais do que o necessário, aumentando o seu custo de manutenção e está complicando a sua comunicação, e quando isso acontece não se tem o resultado comercial que poderia ter.


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