A experiência do cliente é um dos fatores decisivos para o sucesso de qualquer negócio, e no varejo não poderia ser diferente. Em uma pesquisa colaborativa realizada pela Octadesk e Opinion Box, denominada “Tendências de Experiência do Cliente (CX Trends),” foi identificado que a experiência do consumidor desempenha um papel fundamental nas decisões de compra. Os resultados apontaram que 65% dos consumidores abandonam suas compras devido a experiências negativas.

A boa notícia é que, neste Dia Nacional do Livro, temos à nossa disposição uma vasta coleção de obras literárias que exploram conceitos vitais sobre o assunto, oferecendo suporte aos empresários na busca pela melhoria de seus serviços.

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Os consumidores estão cada vez mais interessados em experiências digitais envolventes que se concentrem na conveniência e nas necessidades de compra. Dando um passo adiante, Andrei Dias, Diretor de Vendas da Nexaas, empresa especializada em tecnologia para o varejo e inovação, apresenta uma seleção de cinco livros que oferecem lições preciosas sobre a experiência do cliente no setor varejista, abrangendo desde as recomendações clássicas até as publicações mais contemporâneas nesse campo.

Confira 5 livros para criar sua própria experiência do cliente:

The Experience Economy – Joseph Pine II, James H. Gilmore

Trazendo à tona o questionamento sobre o valor da experiência para o indivíduo e como isso influencia a oferta de um negócio, A Economia da Experiência explora cases de sucesso e demonstra como e por que criar jornadas envolventes e atraentes.

“Este livro aborda justamente o fato de que nem sempre basta oferecer apenas qualidade nos produtos e serviços ou preços acessíveis, mas que deve-se investir também em algo imensurável, que é proporcionar ao cliente algo marcante e que o faça querer voltar, de preferência com abordagens que o surpreendam e ultrapassem suas expectativas”, diz o executivo.

Experiência do cliente: na teoria e muita prática – Stacy Sherman

Reunindo especialistas que comentam cases, desafios e soluções, este livro traz histórias de diferentes segmentos, como logística, saúde, hotelaria e alimentos, sendo uma leitura muito proveitosa para quem já tem ou deseja ter o próprio negócio. Ele é considerado o primeiro livro de experiência do cliente do Brasil.

A experiência Apple – Carmine Gallo

Mais uma leitura essencial é A Experiência Apple, onde o renomado autor Carmine Gallo detalha as práticas por trás de uma das empresas mais lucrativas do mundo, mostrando o sucesso a partir da lealdade de seus clientes até a motivação dos empregados.

“Sendo a primeira empresa a alcançar a marca de US$ 3 trilhões em valor de mercado, a Apple tem muito a ensinar, pois não só foca em seus produtos, como também mostra a importância de uma boa comunicação interna, sempre com o intuito de melhor desenvolver seus colaboradores para que eles garantam as melhores experiências aos consumidores”, destaca Dias.

O poder dos momentos – Chip e Dan Heat

Falando dos quatro elementos que fazem um momento memorável – elevação, insight, orgulho e conexão –, esta obra aborda as razões pelas quais tendemos a nos lembrar melhor de certos momentos do que outros, e o que podemos fazer para reproduzi-los em vez de deixar a mercê da sorte e do acaso.

O jeito Disney de encantar os clientes – Richard Branson

Que a marca Disney é encantadora não é segredo para ninguém, mas como eles conseguem oferecer uma verdadeira magia aos seus consumidores, seja nos parques, hotéis, restaurantes e lojas, é o grande trunfo da empresa. Esta obra revela métodos criativos e práticas inovadoras que servem de referência para as demais organizações.

“Quase como uma espécie de manual de atendimento ao cliente, este livro é altamente recomendado a donos de negócios, mostrando como uma das empresas mais marcantes da vida de seus clientes consegue oferecer experiências incríveis a todos os seus públicos atendidos, desde pessoas com deficiência a crianças e idosos”, finaliza o executivo.


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