No primeiro semestre deste ano, o Brasil registrou a abertura de 1,9 milhão de pequenos negócios, segundo dados do Sebrae, totalizando 21 milhões de CNPJs ativos em todo território nacional. Dentro desse número, cerca de 12,7 mil são startups, segundo dados da Associação Brasileira de Startups, grupo de empresas que se diferenciam pela facilidade que têm de inovar e criar soluções tecnológicas para diversos segmentos.
Isso indica que o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e procurando por empresas que são disruptivas, mesmo sendo tradicionais, como salões de cabeleireiro, mecânicas, restaurantes, clínicas odontológicas, padarias, lojas de roupas e sapatos, pet shop, mercados, entre outros. Reginaldo Pereira, cofundador da Rampa Educação Empresarial, grupo de especialistas focados na educação empresarial que vem redirecionando empreendedores no caminho do sucesso por meio do aperfeiçoamento da gestão estratégica de seus negócios. enfatiza que as empresas de sucesso têm um olhar inovador sobre todos os processos, independente da atuação “elas mudam padrões, desenvolvem o capital humano e surfam nas novidades tecnológicas”, comenta.
O empresário compartilha três métodos e estratégias que geram resultados relevantes e não podem faltar nas empresas tradicionais que desejam se destacar e inovar no mercado:
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Design Thinking
Essa abordagem é focada no ser humano e utiliza processos criativos e empatia para resolver problemas e desenvolver soluções inovadoras. Exemplo: em um salão de cabeleireiros, o processo de design thinking ouve atentamente as necessidades dos clientes e envolve os profissionais e fornecedores no processo a fim de identificar melhorias.
“O resultado é um ambiente acolhedor que atende as expectativas de quem frequenta, ao mesmo tempo em que torna as operações mais eficientes e produtivas para os profissionais. Esse ciclo de inovação contínua não só aumenta a satisfação, mas também melhora a qualidade de vida dos colaboradores, ao mesmo tempo que torna o salão mais lucrativo e competitivo no mercado”, ressalta Reginaldo Pereira.
Lean Startup
Metodologia eficiente para criar produtos, ouvindo clientes e aprendendo rapidamente. Exemplo: em um restaurante, o Lean Startup se traduz em ouvir os consumidores, realizar pesquisas para identificar o que eles mais gostam para, então, inserir essas preferências no cardápio, medir os resultados e adaptar os processos rapidamente para ter eficiência operacional (lucro) e a satisfação do cliente
Scrum
Esse formato de trabalho divide projetos em etapas curtas, com reuniões diárias e entregas frequentes, tornando o trabalho em equipe mais eficiente e adaptável. Exemplo: em uma mecânica, o Scrum pode ser aplicado para melhorar o serviço. O responsável pela gestão do estabelecimento age como o “decisor”, definindo o que é mais importante. A equipe de mecânicos realiza o trabalho necessário. As tarefas são organizadas em uma lista de “afazeres” e selecionadas para serem realizadas em um determinado período de tempo. Reuniões diárias ajudam a equipe a se organizar e garantir que tudo corra bem, enquanto as revisões regulares permitem avaliar o trabalho feito e receberem sugestões dos clientes.
“Essas abordagens resultam em serviços mais eficientes e adaptáveis, reduzindo o tempo de espera e tornando os clientes mais satisfeitos. O jeito de resolver problemas que as startups desvendaram agora está à disposição para todos os donos de negócios tradicionais”, finaliza Reginaldo.
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