Realizada pela aceleradora de reputação Motim, a 1ª Pesquisa Nacional sobre o Impacto de Relações Públicas no Mercado de Inovação, revelou que 73% das empresas de inovação devem manter ou aumentar seus investimentos em relações públicas no próximo ano. O foco é direcionado para aumentar a visibilidade e autoridade de marca no mercado.

O levantamento considerou empresas de inovação em três estágios diferentes: empresas que estão no começo de suas operações; scale-ups, ou seja, empresas em estágio de expansão de mercado; e os unicórnios, empresas já consolidadas e que valem mais de 1 bilhão de dólares.

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A Pesquisa ouviu gestores de comunicação das 100 principais empresas de inovação do Brasil, entre startups, empresas de capital aberto e empresas já consolidadas no mercado. O link completo para o estudo pode ser encontrado aqui.

Estudo mostra foco das empresas em relacionamento

São justamente os unicórnios as empresas que mais devem aumentar o investimento em relações públicas, com 72% da intenção. Além disso, a pesquisa revela que o direcionamento do budget de marketing dessas marcas em estratégias de PR e reputação devem representar 20% no próximo ano.

Olhando para o escopo de RP, o estudo aponta que 95% das marcas de inovação estão em busca de maior visibilidade, seguido de credibilização de marca (84%) e aquisição de novos clientes (67%). Entretanto, a credibilidade de suas lideranças, melhorar a relação com investidores e gestão de crise foram também citadas pelos executivos entrevistados, sendo o objetivo de 48%, 31% e 29% dessas empresas, respectivamente.

Investimento mal aproveitado

O estudo também mostra uma tendência de pouca assertividade nos investimentos de reputação e relações públicas para 10% das empresas de inovação. 70% dessas empresas, que se consideraram insatisfeitas com suas estratégias de PR, alocam menos de 10% do budget de marketing no segmento e 69% apostam em resultados a curto prazo. Além disso, apenas 53% utilizam estratégias de PR que vão além da assessoria de imprensa.

Em contrapartida, as empresas de inovação que estão mais satisfeitas são as que destinam mais recursos para relações públicas. 46% delas investem mais de 10% do budget de marketing em PR, sendo que 26% investem mais de 20% do budget. Além disso, 67% delas entendem a estratégia além da assessoria de imprensa, criando narrativas relevantes com influenciadores (59%), em eventos (79%) e com suas lideranças, majoritariamente via LinkedIn (63%).

“A pressa por vendas permitiu que muitas marcas apostassem em fórmulas mágicas de crescimento. Isso deixou um estigma negativo sobre o impacto real do investimento em relações públicas e reputação no geral. Como essa ferramenta de comunicação faz parte de um ecossistema completo de construção de marca, não poderia realmente mover sozinha os ponteiros de um negócio”, comenta Silas Colombo, fundador e CCO da Motim.


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