O Instituto I.S, Organização Social Civil, privada e sem fins lucrativos que atua no modelo think tank responsável pela obra de restauro da antiga Estação Ferroviária de Taubaté, anuncia parcerias com Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), LZ-TEC, Grupo Energy Telecom, Porto Digital, de Recife/PE, e iCities, de Curitiba/PR. Por meio de cooperação técnica e científica, as conexões visam a construção de um ambiente de inovação, bem como implementar projetos de smart cities, segurança cibernética e economia criativa em Taubaté.

Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!

“Vivemos na era das cidades. O entendimento de que nossas vidas ocorrem nelas nunca foi tão claro para todos. Com o modelo think tank, nosso papel é proporcionar um ambiente de inovação. Por isso, empreender socialmente com iniciativas disruptivas, criativas, sustentáveis, inclusivas e smart’s é fundamental. Inclusive agregando o maior número de parceiros para que o sistema de cooperação substitua o sistema de competição. Afinal, a competição hoje é entre as cidades que lutam cada dia mais para estarem preparadas para receber recursos, turistas e investimentos. Assim, a soma das partes é que tornará uma cidade agradável e atrativa”, comenta Rodrigo França, presidente do Instituto I.S.

Dentro desse cenário, as parcerias estratégica consistem no desenvolvimento de atividades seja de forma conjunta ou individual na promoção e criação de ações para o aperfeiçoamento tecnológico, através de projetos inovadores e de melhorias nos processos de inovação, capacitação técnica, economia criativa e verde, segurança cibernética e resiliência para cidades inteligentes, bem como, em diapasão, unir esforços para a construção de um plano de trabalho modelo hélice quádrupla para instituir no país a primeira smart region (ou região inteligente, em português), a Smart RMVale, contribuindo para a melhora tecnológica e no fornecimento de dados, soluções e expertise para geração de projetos dentro do conceito de Sandbox.

“Temos em comum o desejo de ampliar a capacitação técnico, científica e acadêmica de Taubaté e região, mediante a expansão e o intercâmbio de conhecimentos e experiências, aperfeiçoar seus sistemas e modelos de atuação, além de efetuar o desenvolvimento e consolidação de uma cultura de inovação que contribua para exercer e apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, inclusive em pesquisa aplicada, desenvolvimento de protótipos e testes de tecnologias nos ambientes”, pontua o presidente do Instituto I.S.

Os acordos consideram diversos fatores, como capacidade técnica e científica somada ao propósito de catalizar o surgimento de um ambiente de inovação aberto criativo e sinérgico com as necessidades das cidades atuais. “A instituição trabalha constantemente pensando em curto, médio e longo prazo, tencionando garantir que essas novas parcerias sejam estratégicas e contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades locais”, completa o presidente do Instituto I.S.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder