A Black Friday é um evento anual que se originou nos Estados Unidos e marca o início da temporada de compras de fim de ano. Tradicionalmente, é celebrada na quarta sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças, que ocorre na quarta quinta-feira de novembro nos EUA, e dá início às vendas de presentes de Natal.

A origem do termo “Black Friday” tem diferentes versões. Uma delas remonta ao final do século XIX, quando a expressão era associada a crises financeiras ou desastres. No entanto, a utilização atual do termo está mais ligada ao comércio varejista. O feriado tem relação com o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizado no dia seguinte a essa data, mas também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.

Black Friday já era conhecida no século 20

Analisando a história do nascimento da data, a versão mais difundida conta que o termo foi utilizado pela primeira vez na Filadélfia, nos anos 1960. O história conta que os varejistas se aproveitavam do trânsito intenso e o caos nas ruas da cidade no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando os compradores aproveitam os descontos para iniciar as compras de Natal, que por conta desse tumulto, levou os policiais a denominarem esse dia de “Black Friday”.

Com o passar dos anos, a Black Friday ganhou popularidade em todo os Estados Unidos, tornando-se um dos dias mais movimentados do comércio. Grandes descontos e promoções são oferecidos pelas lojas físicas e online, atraindo multidões em busca de ofertas vantajosas em uma ampla gama de produtos, desde eletrônicos e eletrodomésticos até roupas, brinquedos e muito mais.

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A data se popularizou pelo país norte-americano e virou sinônimo de produtos a preços absurdamente acessíveis. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção em outros locais do mundo e se espalhou para os países vizinhos, Canadá e México.

Além disso, a Black Friday expandiu-se globalmente, sendo adotada por muitos países ao redor do mundo como um evento importante para os consumidores e varejistas, mesmo que em datas diferentes das praticadas nos EUA. Hoje em dia, já conseguimos encontrar no mercado, promoções que duram todo o mês de novembro, e casos que lojistas aproveitam da data para manipular preços dos produtos.

Essa data é marcada por estratégias de marketing agressivas, descontos expressivos e é aguardada pelos consumidores que buscam economizar em suas compras de fim de ano.

Black Friday X Cyber Monday

A Cyber Monday é um evento de vendas que ocorre na segunda-feira após o feriado de Ação de Graças, 3 dias após a Black Friday. Foi criada especificamente para promover vendas online e é tradicionalmente associada a descontos em produtos eletrônicos, gadgets, dispositivos tecnológicos e compras pela internet. Inicialmente, era uma maneira de incentivar as vendas online após o período de compras em lojas físicas da Black Friday.

Embora as duas datas tenham começado com focos distintos, com o passar dos anos, essa fronteira entre Black Friday e Cyber Monday se tornou mais difusa. Muitos varejistas agora estendem suas ofertas da Black Friday ao longo do fim de semana, culminando na Cyber Monday. Isso resulta em um período prolongado de promoções, começando na Black Friday e continuando até a Cyber Monday, oferecendo aos consumidores várias oportunidades de fazer compras com desconto, tanto em lojas físicas quanto online.

Assim, a Black Friday e a Cyber Monday são eventos relacionados, ambos focados em oferecer descontos atrativos aos consumidores, com a Black Friday sendo mais ampla e abrangente em termos de tipos de produtos oferecidos, enquanto a Cyber Monday se concentra principalmente nas vendas online.

Números da Black Friday

Ao analisar os números referentes a 2022, o Brasil demonstrou forte crescimento e engajamento na Black Friday, tanto por parte dos lojistas, quanto dos compradores. Segundo o estudo da Wake, “Relatório Black Friday 2022: Confira o impacto desta data”, no Brasil o faturamento total foi de R$ 6,1 bilhões. A taxa de recompra chegou a 7,1%, dado que superou os resultados de 2021 (4,4%).

Outro destaque interessante foi o crescimento impressionante do Pix como modalidade de pagamento. Comparando com 2021, observou-se aumento de 142,87% no uso do meio. Além disso, houve redução em 12% na taxa de abandono de carrinho. Como principal canal de compras o WhatsApp foi o líder disparado, com 90,87% das solicitações antes do evento e 91,49% durante.


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