A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) lançou nesta quinta-feira (23) os resultados do seu mapeamento anual, proporcionando uma visão abrangente e atualizada do ecossistema de startups no Brasil. O estudo analisou 2.593 startups de 326 cidades, refletindo a diversidade e dinamismo do cenário empreendedor brasileiro. 

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Distribuição geográfica  

Do total de startups examinadas, expressivos 55,8% estão situados no Sudeste, enquanto o Sul representa 22,1%, o Nordeste 12,3%, o Centro-Oeste 5,1%, e o Norte 4,7%. Os cinco estados de maior destaque são São Paulo (38,4%), Minas Gerais (9,3%), Santa Catarina (9,0%), Paraná (7,0%), e Rio de Janeiro (6,3%). 

Investimentos e rodadas 

Em relação ao financiamento no ecossistema, 37,5% das startups já receberam investimentos, sendo que 43,1% destes provêm de investidores-anjo, seguidos de programas de aceleração, 15,2%, corporate venture capital, 7,7%, FFF (family, friends and fools), 7,1%, fomento público, 6,2%, e Série A, 3,9%. Cerca de 68,9% das startups captaram investimentos dentro dos seus estados, com 44,8% atualmente em busca de novas rodadas de investimento. O investimento médio recebido alcançou R$ 1,2 milhões. 

Segmentação e desempenho  

Quanto à segmentação das startups: 

Edtechs: 10,3% 

Fintechs: 9,2% 

Healthtechs e Life Science: 8,9% 

Tech: 8,6% 

Retailtech: 5,2% 

O faturamento médio dessas startups atingiu R$ 876 mil, experimentando um crescimento de 3% em relação a 2022. Com aproximadamente 32,4% em fase de tração, e 35,8% fundadas a partir de 2020.  

Dessas startups, 3% prestam serviço para órgãos públicos, 76% têm interesse em prestar algum serviço e 58% não prestam nenhum serviço para órgãos públicos devido ao excesso de burocracia.  

Perfil dos fundadores 

A pesquisa também destaca o perfil ds fundadores de startups: 

Fundadoras mulheres: 19,7% 

Fundadores homens: 79,8% 

Fundadores heterossexuais: 95,1% 

Média de idade: 40 anos 

Fundadores com filhos: 58,8% 

Fundadores com especialização após o ensino superior: 63,5% 

Diversidade nas startups

Das startups entrevistadas, 59,4% consideram o apoio à diversidade muito importante, mas 59,8% das startups não realizaram nenhuma ação ou processo seletivo voltado para diversidade. Em relação aos processos seletivos, 58,6% das startups abriram processos seletivos nos últimos anos e contrataram em média 6 colaboradores. Já 41,8% não contrataram por não conseguir encontrar uma pessoa com todas as skills necessárias para a vaga. Dentro do time das startups há em média 8 mulheres, 3 mães, 6 pretas e pardas, 3 são pessoas com 50 anos ou mais, 5 têm deficiência e 3 são pessoas LGBTQIA+.


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