A Zenvia, plataforma de experiência do cliente, acaba de anunciar uma iniciativa para apoiar a diversidade e inclusão na companhia, inaugurando uma política de auxílio financeiro para pessoas transexuais. O objetivo é fornecer o valor necessário para retificação de nome em documentos oficiais. O programa, lançado em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado hoje 29 de janeiro, oferecerá um reembolso de R$ 800 para apoiar esse importante processo de reconhecimento de identidade.

Segundo um estudo da FMB/Unesp, estima-se que 2% da população brasileira, ou 3 milhões de indivíduos, se identifica como transexual ou não-binário. Roberto Furlan, homem trans e colaborador da Zenvia, destaca a relevância de políticas específicas para grupos historicamente minorizados: “Políticas específicas para esses grupos são de extrema importância, porque mostram que a empresa se preocupa em oferecer um ambiente de igualdade de oportunidades e de bem-estar para as pessoas colaboradoras”.

Ao falar sobre a importância da política específica para pessoas trans, ele ressalta: “Diferente de outros coletivos, as pessoas trans necessitam realizar diversos procedimentos para ter sua identidade reconhecida”.

Retificação de nome e impacto na vivência corporativa

A política da empresa busca garantir o acesso ao processo de alteração do nome, um passo crucial na vida de uma pessoa transexual. “Esse é um dos passos mais importantes na vida de uma pessoa trans, pois é ele que garante a dignidade do indivíduo ser reconhecido como ele deseja. Isso impacta diretamente no ambiente corporativo, pois facilita todo o processo de alteração de cadastro da pessoa colaboradora”, completa.

Katiuscia Teixeira, CHRO da Zenvia, também comentou sobre a iniciativa: “A Zenvia está comprometida em construir um ambiente inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores. Essa iniciativa reflete nosso compromisso com a diversidade e com a criação de políticas que realmente fazem a diferença na vida de grupos minorizados”.

“Estamos cientes dos desafios únicos enfrentados pela comunidade trans e acreditamos que, ao oferecer suporte financeiro para a retificação do nome, estamos dando um passo concreto para a promoção da igualdade e inclusão em nosso ambiente de trabalho”, acrescenta Rafael Pinheiro, Especialista de Diversidade da empresa.


Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder