A Okta, gigante de acesso e gerenciamento de identidade dos EUA, demitiu aproximadamente 400 colaboradores, ou 7% de sua força de trabalho global. As demissões acontecem quase um ano depois que a empresa reduziu 5% dos seus funcionários, cerca de 300 pessoas.
Em um e-mail enviado aos funcionários, o executivo-chefe da Okta, Todd McKinnon, disse que a decisão era necessária para que a organização com sede em São Francisco crescesse de forma lucrativa. A Okta, que conta com mais de 18 mil clientes, registrou ganhos trimestrais melhores do que o esperado em novembro, com a receita aumentando de 21% para US$ 584 milhões.
“Embora tenhamos tomado passos na direção certa, a realidade é que os custos ainda são muito altos”, disse McKinnon no e-mail. “Precisamos estar atentos aos nossos gastos gerais para que possamos continuar a investir nas áreas, produtos e rotas para o mercado com mais oportunidades. Para capturar nosso enorme potencial e construir uma empresa icônica, devemos ser atenciosos sobre onde fazemos nossas apostas. Esta ação é uma medida proativa para ajudar a preparar a empresa para o sucesso a longo prazo.”
O e-mail de McKinnon sugere que os funcionários foram impactados globalmente. “Se você trabalha nos EUA, receberá um e-mail nos próximos 15 minutos notificando se sua função é afetada ou não”, escreveu ele, observando que os funcionários dos EUA receberiam suporte, incluindo indenização e cobertura estendida de saúde. “Para funcionários fora dos EUA que foram identificados como afetados ou em risco, o processo de notificação pode ser diferente com base nas leis e práticas locais”, escreveu McKinnon.
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