Nos últimos anos, o cenário empresarial tem sido impactado pelo avanço tecnológico, trazendo oportunidades e desafios para empresas de todos os tamanhos, especialmente para startups e pequenas e médias empresas (PMEs). Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups da Microsoft Brasil, compartilha insights valiosos sobre como a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para essas empresas nos estágios iniciais de operação. 

A executiva explica que muitas empresas já usam soluções de tecnologia e reconhecem o impacto positivo nos negócios, como impulsionar a eficiência do negócio, a produtividade da equipe, otimização do tempo e oportunidade de focar em atividades estratégicas.

Uma solução de análise de dados, por exemplo, permite que uma quantidade significativa de informação seja tratada de forma rápida e automática, otimizando tempo das equipes, que podem se dedicar para atividades mais estratégicas. “Essa é só uma das muitas possibilidades que a tecnologia permite no dia a dia das empresas. A adoção de tecnologia é uma vantagem competitiva para todos os negócios e pode ser implementada por empresas de qualquer porte, de acordo com suas necessidades.” 

Como a tecnologia pode colaborar nos desafios dos primeiros anos

Nos primeiros anos de operação, as empresas enfrentam diversos desafios, desde a adaptação ao mercado até o estabelecimento de uma base sólida de clientes. A tecnologia pode ser uma aliada nessas jornadas, oferecendo soluções que otimizam processos, fornecem insights para gestores, mapeiam clientes e capacitam equipes para alcançarem resultados melhores. As micro, pequenas e médias empresas têm um grande desafio em alcançar objetivos de vendas, conquistar sua cartela de clientes e garantir a cibersegurança, fatores que irão impactar diretamente a prosperidade dos negócios nos primeiros anos.  

Andrea cita soluções da Microsoft para ajudar as startups e PMEs: “A Dynamics 365 possui integração com toda a plataforma de produtividade da Microsoft e um software de CRM e possibilita a capacitação de equipes inteiras de vendas com automação, insights contextuais e IA de última geração. Outra solução interessante é o Viva Sales, que permite que o vendedor acesse o contexto de negócios do sistema de CRM no Microsoft Outlook e no Teams em tempo real. Assim, é possível economizar tempo ao procurar informações relevantes e facilitar a conexão entre as equipes de vendas e os negócios em progresso, promovendo o compartilhamento de conhecimento e uma colaboração mais eficaz.”  

Principais obstáculos ao adotar novas tecnologias 

A executiva afirma que os principais obstáculos ao adotar novas tecnologias é a cibersegurança e o aumento das vendas, de acordo com as últimas pesquisas da Microsoft. A tecnologia pode ajudar a superar esses obstáculos, oferecendo soluções de segurança eficazes e ferramentas de automação para impulsionar as vendas. 

Outro desafio que foi identificado é com relação à capacitação dos colaboradores. Devido ao gap de mão de obra especializada, as empresas tendem a buscar o recrutamento e treinamento de talentos em tecnologia. Além disso, muitas empresas têm preocupação com a economia de custos e o crescimento de sua base de clientes, especialmente neste estágio inicial, ao adotar novas tecnologias. Por isso, Andrea explica que é tão importante um alinhamento preciso de objetivos e necessidades ao investir em soluções de inovação. 

Tecnologias relevantes e acessíveis para startups e PMEs 

A nuvem e a inteligência artificial são recursos acessíveis que oferecem soluções eficazes para empresas de todos os portes. Plataformas como o Microsoft Azure e o Dynamics 365 proporcionam autonomia para armazenar dados, desenvolver aplicativos e gerenciar todo o negócio de forma integrada. Assim como o Copilot, que é um aplicativo que usa IA e modelos de linguagem natural para ajudar pessoas e organizações em tarefas complexas, como escrever um pitch de vendas, elaborar uma apresentação, resumir reuniões, produzir um código de programação ou receber insights relevantes com base em fontes de dados confiáveis.  

“Poder contar com essas tecnologias para auxiliar em atividades do dia a dia das empresas, de forma segura, acessível e de acordo com cada necessidade única, tem se mostrado uma oportunidade muito positiva para impulsionar os resultados dessas organizações”, afirma Andrea. 

Além da IA, o potencial das ferramentas de uso de dados para a inteligência de negócios e de segurança cibernética também devem beneficiar as PMEs num futuro próximo, de acordo com Andrea. A capacidade das empresas de interpretar um grande volume de informações, garantindo a privacidade e segurança, em um tempo cada vez menor e gerar insights preciosos para a tomada de decisão é um recurso valioso em um mercado tão dinâmico.  

Outra oportunidade que deve seguir impactando o setor é referente às tecnologias de comunicação à serviço do trabalho híbrido. Desde que as empresas adotaram o trabalho remoto ou flexível no dia a dia, o principal desafio tem sido facilitar essa adoção dentro das suas realidades. Por isso, tecnologias de videochamada, trabalho colaborativo e organização de times também seguem no radar dos gestores para os próximos anos. 

Identificação das soluções tecnológicas mais adequadas 

A vice-presidente sinaliza que os gestores estabeleçam objetivo claros e tenham um foco em médio/longo prazo. “Sabemos que, por existir uma grande oferta de soluções tecnológicas, as empresas podem estar ávidas por experimentar várias delas em busca de um diferencial no mercado. Entretanto, é necessário que a mentalidade seja de adoção da tecnologia com propósito, identificando os pontos fortes, desafios e oportunidades em que a tecnologia possa servir de aliada para impulsionar os resultados.” 

Nesse sentido, estabelecer metas bem definidas, realizar testes, estar atento aos feedbacks, procurar orientação especializada e, principalmente, investir em soluções com segurança e conformidade são etapas bem importantes para que as empresas identifiquem e atendam às suas principais necessidades.

“O investimento em tecnologia não deve ser encarado como uma questão isolada e restrita a empresas com determinado porte ou rentabilidade. Pelo contrário, quando uma micro ou pequena empresa integra a tecnologia no seu dia a dia, em operações básicas, como funções administrativas, de marketing ou de vendas, é um caminho para que a organização se adapte ao ambiente, agregue valor e seja bem-sucedida em um mercado em constante inovação”, explica Andrea.  

Outro ponto importante é contar com parceiros que apoiem essas empresas a identificar suas necessidades e construir soluções customizadas para cada modelo de negócio e tipo de desafio que elas enfrentam. Além da importância de investir na capacitação dos colaboradores para garantir o sucesso da implementação de novas tecnologias.  


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