A gestão de estoque é uma atividade operacional presente em quase todas as empresas, com algum processo de industrialização ou comercialização, independente de ser venda direta ao consumidor pessoa física ou jurídica. Naturalmente, há uma dinâmica estratégica, envolvendo temas relacionados à amplitude do portfólio de produtos, compra de materiais e/ou produtos e tempo de entrega associado à venda, entre outros, que impactam diretamente esse aspecto, sendo um componente relevante na necessidade de capital de giro, assunto que ficará para outro artigo.

O estoque é um componente do ciclo operacional, que se refere ao tempo que a empresa leva para transformar seu estoque em caixa (“dinheiro na conta”). Dessa forma, “Estoque parado”, seja de mercadorias prontas, em elaboração ou de matérias primas, é algo que as empresas devem se empenhar para evitar no dia a dia em seus negócios, afinal, implica em maior volume de  dinheiro necessário para sustentar a operação, o que reduz o retorno do empreendimento. Esse cenário, apesar de não ser ideal, é bastante comum em muitos negócios. 

O estoque parado engloba os produtos que uma empresa tem em seu depósito por um período prolongado (lembrando, pode estar distribuído em diversas etapas a depender das características do negócio) e que ainda não foram vendidos. O primeiro ponto é entender quais são os fatores que estão levando a essa situação. Existem diversos motivos que podem estar gerando esse cenário.  

Destaco alguns aspectos podem  ser entendidos para que o empreendedor possa implementar ações de otimização do estoque, (i) prazo de produção/industrialização, (ii) política de compras (quantidades, prazos) junto aos fornecedores, (iii) efetividade de controles de inventário e (iv) produtos vendidos (análise de itens mais vendidos, sazonalidades, preços, margens, etc). 

Uma das ações importantes é estabelecer uma cultura e processos de controle de inventário. Assim, através de registros precisos de entrada e saída e verificações periódicas é possível saber exatamente a quantidade, a variedade e o valor dos produtos que sua empresa tem em estoque. 

O inventário pode ser feito manualmente, de tempos em tempos, ou automatizado usando um sistema de controle de estoque, como um ERP, modo mais eficiente e rápido para se ter prontamente essas informações.

Depois de atuar nessas ações, será possível identificar mais facilmente quais são as mercadorias que estão “fazendo aniversário” em seu estoque, traçando estratégias para tentar vendê-las de forma simplificada. Seja com promoções específicas, vendas em datas comemorativas, repasse dos produtos pelo preço de custo etc., além de eventuais mudanças estruturais no processo de produção, na política (estratégia) de compra e de venda do negócio. 

Felizmente, em um futuro próximo, novas soluções devem estar disponíveis para facilitar a gestão do negócio, com recursos avançados de IA que devem ajudar na automação de processos e análises, apoiando a tomada de decisão dos empreendedores.


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