A Frete.com, plataforma online de transporte de cargas, investirá R$ 70 milhões em startups que utilizam métodos inovadores via Inteligência Artificial para detectar e prevenir roubos de cargas – um grande problema no setor de transporte rodoviário no Brasil.

A empresa busca por companhias em estágio inicial com DNA em IA e irá investir entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões por empresa. Além do aporte, as companhias serão beneficiadas pela sinergia com a rede de desenvolvedores e cientistas de dados da Frete.com.

Prejuízo dos roubos no mercado de cargas

Os roubos de cargas geram prejuízos de até R$ 1,2 bilhão anualmente, segundo estudo da NTC&Logística. Dados internos da Frete.com demonstram que, em média, 95% dos casos são de fraudadores cometendo falsidade ideológica, roubando e assumindo a identidade dos motoristas, para se apropriar das cargas ou darem golpes no mercado. Com a utilização de algoritmos de Inteligência Artificial para identificação de fraudes dos usuários dentro da plataforma, a Frete.com conseguiu evitar R$ 1,4 bilhão em roubos de cargas.

Diante dessa realidade, a Frete.com investiu, recentemente, R$ 250 milhões em tecnologia de IA voltada para antifraude para identificar motoristas idôneos, e que consiste na atuação de profissionais de Big Data, engenharia de dados e machine learning. A empresa conta com uma equipe de 50 cientistas de dados trabalhando nesses processos de segurança.

“Dada a sofisticação dos fraudadores, os sistemas tradicionais de anti fraude, denominados Gerenciamento de Risco, não possuem tecnologia suficiente para bloquear o procedimento. O Gerenciamento de Risco tradicional se baseia em dados cadastrais do passado do motorista, como antecedentes e perfil econômico. Porém não consegue detectar a falsidade ideológica, neste exemplo. Por isso decidimos investir e embarcar mais tecnologia nesse processo, com ajuda da IA, para ajudar a acabar com esse problema que afeta muito o setor”, explica Federico Vega, CEO da Frete.com. 


 Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.

Publicação Original


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder