Os herdeiros de Tupac Shakur estão ameaçando processar o rapper Drake por usar inteligência artificial para recriar a voz do falecido rapper em sua música “Taylor Made Freestyle“.
O advogado da família de Tupac, Howard King, enviou uma carta pedindo a remoção da música das redes sociais de Drake e ameaçou seguir com processo jurídico caso a solicitação não seja atendida.
A carta, publicada no site da revista Rolling Stone, descreve o uso da voz de Tupac como uma “violação flagrante da imagem do artista” e destaca a importância de proteger o legado do rapper, que faleceu em 1996.
“O espólio está profundamente consternado e desapontado com o uso não autorizado da voz e da personalidade de Tupac. A canção não é apenas uma violação flagrante da publicidade de Tupac e dos direitos legais do espólio, mas também é um abuso flagrante do legado de um dos maiores artistas de hip-hop de todos os tempos. O Estado nunca teria dado a sua aprovação para este uso,” declarou Howard King.
O caso levanta questões sobre os limites éticos e legais do uso de tecnologia para recriar a voz de artistas falecidos sem autorização prévia.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.
0 comentário