O frete é um dos principais pilares do e-commerce porque está diretamente ligado à decisão de compra do consumidor – seja pelo prazo ou custo de entrega. Aproveitar as datas do calendário do setor é uma oportunidade importante para os empreendedores fidelizarem clientes e até mesmo conquistar novos compradores.

Celebrado em 28 de abril, o Dia do Frete Grátis foi criado em 2008, nos Estados Unidos e, nos últimos anos, tem ganhado espaço como estratégia de vendas em período de baixa sazonalidade. Por aqui, é uma data que pode ser oportuna até mesmo para já trabalhar promoções para o Dia das Mães, que ocorre na segunda semana de maio.

A importância do frete para o consumidor foi demonstrada recentemente na pesquisa CX Trend 2024, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box. O estudo mostrou um universo de 67% dos clientes revelando comprar por conta do frete grátis.

Os números traduzem o impacto que ações promocionais envolvendo gratuidade ou desconto no valor da entrega podem ter para uma loja online, porém, como toda atividade de vendas, exige antecipação, planejamento e uma gestão eficiente do negócio para que a iniciativa faça sentido não só para atrair os clientes e converter vendas, mas obter lucro e/ou otimização do fluxo de caixa. Alguns pontos fundamentais nessa preparação são:

Planejamento: organize seu calendário promocional do ano. Tendo as oportunidades mapeadas, é mais fácil se planejar, antecipar ações, organizar estoques e, se for preciso, negociar o frete.

Precificação e margem de lucro: é preciso calcular o valor e quais produtos estarão na promoção, a composição das cestas de produtos, buscando alcançar o resultado desejado, seja de margem de lucro, otimização do fluxo de caixa ou redução dos níveis de mercadorias armazenadas.

Estoque: ter uma boa gestão do estoque ajuda a entender os produtos de maior saída e recorrência. As promoções também são uma oportunidade para girar itens que estejam parados há muito tempo ou não tenham muita saída. Esse controle pode ser feito com a ajuda de sistemas digitais de gestão/ERP.

Logística: para o pequeno empreendedor contar com plataformas de logística é fundamental porque permite a redução de custos de envio do produto. Além disso, os marketplaces também oferecem soluções logísticas para vendas dentro dessas plataformas.

Defina as regiões de entrega: delimitar o raio de distância para entrega grátis é outro fator importante ao decidir realizar uma promoção de frete grátis. Distâncias muito longas e longe da localização do seu estoque oneram mais o transporte o que dificulta a operação sem que haja prejuízo para o vendedor.


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